Jornalismo

Motoristas de ônibus farão assembleia em Sorocaba; paralisação não está descartada

Uma assembleia convocada para esta quinta-feira (23), às 12h30, pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região vai definir os rumos do funcionamento transporte coletivo em Sorocaba. Uma nova paralisação não está descartada, já que, segundo a entidade, as empresas não pagaram o adiantamento salarial aos trabalhadores no dia 20 deste mês e estariam sendo “intransigentes” na possibilidade de um acordo, mesmo com a anuência de adesão à Medida Provisória 936, que permite redução temporária de jornadas e salários.
A Consórcio Sorocaba (Consor) e a STU, concessionárias que operam no transporte urbano da cidade, foram procuradas, mas ainda não se manifestaram.
A Urbes, que gerencia o transporte na cidade, afirma que a até o momento a operação nesta quinta-feira (23) está reduzida como adotada no início da pandemia e normal dentro desse padrão. Por meio de nota, a empresa pública afirma que “seu papel é contribuir para que as partes cheguem a um acordo e que não haja prejuízo àqueles que precisam trabalhar por exercerem atividades nos serviços essenciais neste momento de pandemia”.
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região afirma que concordou com a adesão da Medida Provisória 936, do governo federal, que instituiu o chamado “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, e autoriza a redução de jornadas e salários como forma de garantir os empregos neste momento de desaceleração da economia por causa da pandemia do novo coronavírus. Porém as empresas, segundo o sindicato, estariam sendo “intransigentes” e apresentando novos obstáculos diante de possibilidades de acordo.
Reunião
A entidade diz que se reuniu na quarta-feira (22) com representantes das empresas do transporte urbano e da Prefeitura em busca de um acordo sobre a questão trabalhista diante da pandemia do novo coronavírus. A reportagem apurou que a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) assumiu compromisso de manter o subsídio mensal de R$ 6 milhões, mesmo com apenas 40% da frota operando, para que as empresas pudessem honrar com os deveres trabalhistas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

15 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

15 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

18 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

18 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

18 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

19 horas atrás