O transporte coletivo de Sorocaba deixou de rodar por volta das 12h30 desta quinta-feira (23), durante realização de assembleia dos motoristas, convocada pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. A entidade informou que os ônibus devem voltar ao normal após a reunião. Passageiros reclamaram da paralisação e houve confusão no terminal São Paulo.
Os ônibus ficaram estacionados no terminal Santo Antonio, como mostra a foto acima divulgada pela Urbes.
Uma nova paralisação não está descartada, já que, segundo o sindicato, as empresas não pagaram o adiantamento salarial aos trabalhadores no dia 20 deste mês e estariam sendo “intransigentes” nas rodadas de negociação. Já as empresas afirmam que não há “outra providência senão demitir”.
As empresas de transporte de ônibus de Sorocaba, Consor e STU divulgaram nota conjunta na qual dizem que o adiantamento de salário ainda não foi pago por causa das dificuldades financeiras do momento, mas que estão “buscando uma solução”.
As concessionárias do transporte coletivo municipal dizem ainda que se a prefeitura continuar pagando o subsídio referente a 40% da frota que está circulando, mesmo com prejuízo, as empresas seguirão com o mesmo percentual circulando na cidade. “Aos 60% restante não teremos outra providência senão demitir, pois não há recurso disponível”.
Ainda não houve acordo sobre a aplicação da Medida Provisória 963, do governo federal, que instituiu o chamado “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda” para o corte de jornada e salários diante da pandemia do novo coronavírus.
Em nota, a Urbes – Trânsito e Transportes informa que o sistema de Transporte Coletivo municipal foi paralisado por volta das 12h pelo Sindicato dos Rodoviários.
Em contato com a diretoria do sindicato, a Urbes foi informada que a paralisação tem o objetivo de reunir os trabalhadores em assembleia para definir questões trabalhistas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul e Urbes
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…