A Igreja Católica seguirá realizando celebrações sem a presença de fiéis. A informação foi divulgada pelo arcebispo de Sorocaba, Julio Endi Akamine, após a Prefeitura de Votorantim liberar a realização de cultos e missas em templos religiosos com a presença de público.
Dom Julio distribuiu boletim às 12 cidades da Arquidiocese — incluindo a própria Votorantim. Nele, o chefe do catolicismo na região afirma que a Igreja Católica continuará realizando a “missa sem povo”.
Segundo o arcebispo, uma das razões para a medida ser mantida é que o decreto de Votorantim estabelece a impossibilidade de compartilhamento interpessoal de objetos ou alimentos durante os cultos.
Outro problema do decreto, na visão da Igreja, é a recomendação de restrição ao número de cultos semanais. Para Dom Julio, a medida deveria ser a oposta, para evitar aglomerações. De acordo com os dados do Censo de 2010, Votorantim tem aproximadamente 57 mil católicos.
Outro ponto destacado pelo arcebispo é a impossibilidade de liberar a presença de público nas missas em apenas uma cidade da Arquidiocese. “Como poderemos impedir que os fiéis das outras cidades vizinhas e também de outras dioceses se dirijam às paróquias de Votorantim para tomar parte da missa?”, questiona Dom Julio.
Com informações do jornal Cruzeiro do Sul
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…