A Igreja Católica seguirá realizando celebrações sem a presença de fiéis. A informação foi divulgada pelo arcebispo de Sorocaba, Julio Endi Akamine, após a Prefeitura de Votorantim liberar a realização de cultos e missas em templos religiosos com a presença de público.
Dom Julio distribuiu boletim às 12 cidades da Arquidiocese — incluindo a própria Votorantim. Nele, o chefe do catolicismo na região afirma que a Igreja Católica continuará realizando a “missa sem povo”.
Segundo o arcebispo, uma das razões para a medida ser mantida é que o decreto de Votorantim estabelece a impossibilidade de compartilhamento interpessoal de objetos ou alimentos durante os cultos.
Outro problema do decreto, na visão da Igreja, é a recomendação de restrição ao número de cultos semanais. Para Dom Julio, a medida deveria ser a oposta, para evitar aglomerações. De acordo com os dados do Censo de 2010, Votorantim tem aproximadamente 57 mil católicos.
Outro ponto destacado pelo arcebispo é a impossibilidade de liberar a presença de público nas missas em apenas uma cidade da Arquidiocese. “Como poderemos impedir que os fiéis das outras cidades vizinhas e também de outras dioceses se dirijam às paróquias de Votorantim para tomar parte da missa?”, questiona Dom Julio.
Com informações do jornal Cruzeiro do Sul
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…