Um respirador desenvolvido por uma equipe da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) foi aprovado em testes com humanos e está mais próximo de ser liberado para uso em hospitais.
O equipamento, batizado de Inspire, tem custo 15 vezes mais barato que a média de preços no mercado e pode ficar pronto em menos de duas horas.
Os testes foram feitos entre os dias 17 e 19 de abril com quatro pacientes do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O respirador foi considerado aprovado no estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão, segundo a Poli-USP. “Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o Inspire”, disse em nota.
Anteriormente, o aparelho já havia sido considerado aprovado em testes com animais. Os documentos referentes aos testes realizados foram encaminhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos para que seja liberado.
Os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, e valor do Inspire é de cerca de R$ 1 mil, de acordo com os pesquisadores envolvidos.
Edição – Alessandra Santos
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que quinta-feira (26) e sexta-feira (27) é…
A médica intensivista do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, Juliana Paitach disse, em entrevista na tarde…
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…