Um respirador desenvolvido por uma equipe da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) foi aprovado em testes com humanos e está mais próximo de ser liberado para uso em hospitais.
O equipamento, batizado de Inspire, tem custo 15 vezes mais barato que a média de preços no mercado e pode ficar pronto em menos de duas horas.
Os testes foram feitos entre os dias 17 e 19 de abril com quatro pacientes do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O respirador foi considerado aprovado no estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão, segundo a Poli-USP. “Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o Inspire”, disse em nota.
Anteriormente, o aparelho já havia sido considerado aprovado em testes com animais. Os documentos referentes aos testes realizados foram encaminhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos para que seja liberado.
Os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, e valor do Inspire é de cerca de R$ 1 mil, de acordo com os pesquisadores envolvidos.
Edição – Alessandra Santos
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…
A Caixa Econômica Federal promove neste sábado (16), a partir das 20h, os sorteios dos concursos 2.797 da…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece…
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 brasileiros, considerados foragidos, que…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…