Jornalismo

Novo ministro da Justiça toma posse e fala do combate à criminalidade

O novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, se comprometeu nesta quarta-feira (29) em combater a criminalidade no Brasil durante sua gestão à frente da pasta. “O grande ator deste País é povo, que se acostumou com o estado de insegurança e não sabe o que é viver com um estado de segurança pública”, afirmou ele durante seu discurso de posse.
“Há mais de uma década tenho dedicado meus esforços na teoria e na prática no combate à corrupção. Hoje esse espectro se amplia”, destacou o novo ministro, que completou: “Lutarei com todos os meus esforços no combate ao crime organizado — que envolve não apenas a corrupção, mas também o tráfico de drogas e de armas — nos crimes contra a vida, contra o patrimônio, os crimes de abuso sexual e os crimes de abusos cometidos contra a criança, o adolescente e a mulher.”
Mendonça avalia que para alcançar o resultado desejado “é preciso compreender que a criminalidade constitui em rede de inúmeras pessoas”. “Não se faz um combate se não envolver Estados, municípios e até mesmo outros países”, observou o atual ministro da Justiça.
Mendonça ainda assumiu um compromisso em colocar o povo em primeiro lugar e defender a Constituição Federal. “Esse compromisso vem reforçado pela ética, pela integridade, por ministrar a justiça e ser agente de segurança”, disse.
“Cabe a nós, líderes servos, a capacidade de pôr o povo em primeiro lugar e sermos os últimos para quando chegarmos em nossas casas olharmos nos olhos de nossos filhos e nossas esposas e, diante de Deus que nos fez, saber que não fizemos nada mais do que a nossa obrigação”, disse Mendonça, que foi aplaudido após a fala.
Para Mendonça, o compromisso assumido vem reforçado “pela ética, pela integridade, por ministrar a justiça e ser agente de segurança da nação com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas” ao chefe do Executivo e a todo o povo brasileiro. “Cobre mais operações na Policia Federal, presidente da República”, enfatizou.
Funcionário de carreira da AGU (Advocacia-Geral da União), Mendonça aceitou o convite para assumir a pasta no lugar do ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro, que pediu demissão do cargo na última sexta-feira (29) após insatisfação com a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.
Também tomou posse nesta quarta-feira (29) o novo Advogado-Geral da União, que assume o cargo no lugar de Mendonça. Em seu discurso, ele defendeu o aprimoramento da prática democrática. “É trabalhando para o meu País que agradecerei a confiança do excelentíssimo presidente da República”, afirmou.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

11 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

12 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

16 horas atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

1 dia atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

2 dias atrás

Delegado fala sobre novas ferramentas para melhorar o atendimento na PC

O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…

2 dias atrás