Jornalismo

Pela primeira vez em meses, Coreia do Sul não registra transmissão local do coronavírus

A Coreia do Sul comemora nesta quinta-feira (30) uma importante conquista na luta contra o novo coronavírus. Pela primeira vez desde 15 de fevereiro, o país ficou 24 horas sem nenhuma nova infecção da Covid-19.

Depois da China, a Coreia do Sul foi um dos primeiros países atingidos pelo coronavírus. Mas em relação à Europa e aos Estados Unidos, o país tem um balanço invejável: 11 mil contaminados e 247 mortos.

O sucesso do governo sul-coreano em gerenciar a Covid-19 não para por aí. Durante a realização das eleições legislativas em 15 de abril, não houve aumento na quantidade de contaminações, quando 29 milhões de pessoas saíram de suas casas para votar.
Na quarta-feira (29), somente quatro casos da doença foram registrados na Coreia do Sul, todos eles vindos do exterior. Quatro pessoas foram testadas positivas ao coronavírus ao chegar nos aeroportos do país.
Apesar de não realizar o confinamento estrito de toda a população – a exemplo da China e de países europeus –, as autoridades sanitárias se mantêm prudentes. Museus e escolas permanecem fechados. Em algumas creches abertas, as crianças devem utilizar máscaras o dia inteiro. Na próxima semana, o campeonato nacional de futebol vai recomeçar, mas será realizado em estádios vazios.
Outras medidas de segurança
Apenas os sul-coreanos contaminados ou aqueles que tiveram contato com doentes obedecem ao isolamento. Outras medidas continuam sendo rigorosamente colocadas em prática pela população, como o distanciamento de dois metros ao sair na rua e a ventilação dos imóveis.
Em breve, empresas e instituições vão designar uma pessoa responsável por observar o respeito às regras estabelecidas para lutar contra o coronavírus.
O governo sul-coreano, que conta com o suporte de um serviço hospitalar exemplar, também prevê fornecer atendimento médico aos imigrantes em situação irregular. O sucesso do sistema de diagnósticos em massa continua trazendo resultados positivos ao país. Segundo a agência de notícias Yonhap, cerca de 620 mil sul-coreanos fizeram exames de detecção da Covid-19, do total da população de 50 milhões de habitantes.
Com informações da RFI.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

1 hora atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

2 horas atrás

Homem é preso em flagrante por atear fogo em área de mata

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20) enquanto ateava fogo em um matagal,…

2 horas atrás

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias

O governo federal pretende criar um centro integrado de informações para as forças policiais regionais,…

6 horas atrás

São Paulo celebra a primavera como maior produtor e exportador de flores do Brasil

Com a chegada da primavera, São Paulo se veste de cores e amplia seu destaque…

6 horas atrás

X informa ter cumprido prazo e indicado representante legal no Brasil

A rede social X informou ter enviado nesta sexta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o…

6 horas atrás