Jornalismo

Prefeitura de São Paulo desiste de bloqueios de avenidas

A prefeitura de São Paulo mudou a estratégia dos bloqueios no trânsito suspendendo as ações de interdição da circulação de carros em algumas avenidas. Na segunda-feira (4) e ontem (5), o fluxo de veículos foi restrito em quatro importantes vias da cidade como forma de ampliar o isolamento social na cidade. As interdições deixavam apenas uma faixa livre nas avenidas para passagem de ônibus, viaturas e trabalhadores dos serviços de saúde.
Os bloqueios acabaram por gerar congestionamentos, e o Ministério Público de São Paulo (MP) abriu um inquérito para apurar denúncias de que até o tráfego de ambulâncias teria sido barrado.
“A promotoria considerou que os bloqueios acabaram por causar congestionamentos e indesejáveis dificuldades para a circulação em geral, inclusive de ambulâncias, resultado que, a princípio, pode gerar reflexos negativos para o combate à pandemia em questão, além de consequências para a ordem urbanística”, diz a nota divulgada pelo órgão.
As ações foram feitas nas avenidas Moreira Guimarães (zona sul), Santos Dumont (zona norte), Radial Leste (zona leste) e Francisco Morato (zona oeste).
O MP disse que solicitou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que informe se foram feitos estudos técnicos para embasar as ações.
Bloqueios educativos
A partir de hoje (6) serão feitos apenas bloqueios educativos, com fechamento parcial em três avenidas das 7h às 9h. “A intervenção possibilita a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença”, enfatiza a nota da prefeitura.
A capital paulista tem registrado índices de isolamento social abaixo dos 50%, considerado o mínimo necessário para conter a disseminação do coronavírus. Na segunda-feira, de acordo com a medição feita pelo governo estadual, o percentual de pessoas que não se deslocaram pela cidade ficou em 48%.

Com informações da Agência Brasil

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Julgamento virtual tem de ser evitado para que não haja consequências emocionais

Uma simples foto, um vídeo ou uma frase tirada do contexto podem desencadear uma avalanche…

6 horas atrás

Advogado esclarece sobre condições para a troca de presentes

A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…

19 horas atrás

Editorial: Uma vida vale muito 27/12/2024

Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…

20 horas atrás

Flávio Amary: revisão do Plano Diretor é necessário para o crescimento organizado da cidade

O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…

21 horas atrás

PROGRAME-SE 27/12/2024

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…

21 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 27/12/2024

O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…

22 horas atrás