A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, vai integrar o Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo formado pelo governador João Dória e que tem como objetivo discutir as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, incluindo os reflexos sobre a economia, decorrentes das medidas que precisaram ser adotadas no enfrentamento da doença.
A formação do Conselho foi apresentada à prefeita durante reunião no Palácio dos Bandeirantes e apresentada publicamente no início da tarde desta sexta-feira (8) em coletiva de imprensa de Dória.
Na entrevista o governador anunciou a prorrogação da quarentena no Estado até dia 31 de maio. No final da tarde, a prefeita Jaqueline Coutinho também assinou Decreto Municipal estendendo a quarentena em Sorocaba também até o dia 31, medida também anunciada durante uma live pelo Facebook.
Em relação ao Conselho Municipalista, Jaqueline Coutinho esclarece que o colegiado deve se reunir semanalmente para discutir as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, cuja disseminação tem avançado no Interior. O objetivo do Conselho é ampliar o diálogo e a pactuação das ações. De quinta para sexta-feira, em Sorocaba, foram registrados 40 novos casos confirmados da doença, que subiu de 208 para 248 casos. O número de óbitos confirmados pela doença chegou a 25.
O Conselho reúne prefeitos de ao menos outras 15 grandes cidades do estado de São Paulo, como Campinas, Araraquara, Santos, Ribeirão Preto, Araraquara e São José do Rio Preto, além do governador João Doria, do vice, Rodrigo Garcia, e os Secretários de Estado José Henrique Germman (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento). “A ideia do governo estadual é discutir, de forma mais regionalizada, os planos de ação e combate ao coronavírus, assim como as medidas de flexibilização da quarentena e retomada gradual das atividades econômicas”,explicou a prefeita.
Ainda segundo a chefe do Executivo sorocabano, a primeira reunião do Conselho já acontece na segunda-feira (11), ocasião em que Jaqueline Coutinho deverá apresentar um balanço dos casos na cidade e as ações de prevenção e combate à doença pela administração. “A pandemia da covid-19 é o maior desafio da humanidade e precisamos estar cada vez mais unidos para trabalhar em prol da saúde. Este Conselho será importante para que cada município leve a sua demanda e haja um entendimento mais regionalizado dos casos e cada região apresente seu plano de retomada”, explicou.
No início da noite, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, Jaqueline Coutinho informou que não descarta a possibilidade de decretar “lockdown’ em Sorocaba. “Essa é uma medida extrema e temos consciência. Esperamos não precisar adotá-la, mas não vou me furtar disso caso, baseada em dados técnicos e da Saúde, ela se mostre necessária e a cidade se aproxime de uma situação de risco de colapso no sistema de saúde. Não é alarmismo, mas o enfrentamento responsável de um cenário que não está descartado.”
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Na última quinta-feira (16/01), Policiais Civis do 8º Distrito Policial de Sorocaba realizaram uma ação…
A Polícia Civil de Itu deflagrou na última sexta-feira (17/01), em Barueri (SP), a “Operação…
São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…
Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…
O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…
A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…