Jornalismo

Ônibus do BRT Sorocaba passam por testes antes de entrarem em operação

Dois ônibus da concessionária BRT Sorocaba estão no processo de montagem dos equipamentos do sistema de ITS, composto por wifi, câmeras de vídeo, Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), validadores e sensores de abertura de portas. Após a montagem, os ônibus passarão por testes, antes de serem transferidos definitivamente para Sorocaba e começarem a ser utilizados no Sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Na operação do BRT estão previstos veículos de 12,5 metros e 23 metros. Eles oferecerão internet gratuita equivalente a 5G para os passageiros, o que garantirá a Sorocaba o título de primeira cidade da América Latina a contar com esse nível de velocidade de conexão. Os usuários também contarão com ar-condicionado e tomadas USB.
O diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, explica que o uso dessa tecnologia será possível porque haverá uma fibra ótica dedicada a toda operação. Com isso, o sistema tem condições de fornecer aos usuários do transporte público conexão com ótima capacidade e estabilidade ao longo de todo o percurso.
A velocidade da internet poderá chegar a até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps de uploads. A velocidade média da internet no mundo hoje é de 7,2 Mbps (megabit por segundo), por meio da conexão que as operadoras disponibilizam.
Segundo Massariol, o passageiro poderá utilizar essa internet durante os descolamentos pelos corredores, nas transferências de linhas e enquanto esperam pela chegada do ônibus.
Aplicativo
A tecnologia também permitirá ao usuário prever o horário de chegada e partida dos veículos e ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.
Agilidade
Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde”.
A frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.
Ouça a entrevista concedida pelo diretor da concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol ao repórter Caio Rossini.
Com informações da concessionária BRT Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

30 minutos atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

6 horas atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

10 horas atrás

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

12 horas atrás

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

14 horas atrás

27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premiou mais de 250 alunos de Sorocaba

22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…

16 horas atrás