Jornalismo

Ônibus do BRT Sorocaba passam por testes antes de entrarem em operação

Dois ônibus da concessionária BRT Sorocaba estão no processo de montagem dos equipamentos do sistema de ITS, composto por wifi, câmeras de vídeo, Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), validadores e sensores de abertura de portas. Após a montagem, os ônibus passarão por testes, antes de serem transferidos definitivamente para Sorocaba e começarem a ser utilizados no Sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Na operação do BRT estão previstos veículos de 12,5 metros e 23 metros. Eles oferecerão internet gratuita equivalente a 5G para os passageiros, o que garantirá a Sorocaba o título de primeira cidade da América Latina a contar com esse nível de velocidade de conexão. Os usuários também contarão com ar-condicionado e tomadas USB.
O diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, explica que o uso dessa tecnologia será possível porque haverá uma fibra ótica dedicada a toda operação. Com isso, o sistema tem condições de fornecer aos usuários do transporte público conexão com ótima capacidade e estabilidade ao longo de todo o percurso.
A velocidade da internet poderá chegar a até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps de uploads. A velocidade média da internet no mundo hoje é de 7,2 Mbps (megabit por segundo), por meio da conexão que as operadoras disponibilizam.
Segundo Massariol, o passageiro poderá utilizar essa internet durante os descolamentos pelos corredores, nas transferências de linhas e enquanto esperam pela chegada do ônibus.
Aplicativo
A tecnologia também permitirá ao usuário prever o horário de chegada e partida dos veículos e ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.
Agilidade
Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde”.
A frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.
Ouça a entrevista concedida pelo diretor da concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol ao repórter Caio Rossini.
Com informações da concessionária BRT Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de drogas “gourmet” em Sorocaba

A Polícia Civil de Sorocaba realizou, na última quarta-feira (21), uma operação que resultou na…

19 minutos atrás

Afogamento é a segunda causa de morte em crianças de 0 a 4 anos de idade no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…

12 horas atrás

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…

13 horas atrás

DEIC apreendeu mais de 1,5 tonelada de drogas em Sorocaba e região em 2024

Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…

15 horas atrás

PROGRAME-SE 23/01/2025

No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…

16 horas atrás

Motoristas fazem paralisação no transporte público de Sorocaba nesta manhã

Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…

16 horas atrás