A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), afirmou na manhã desta quinta-feira (14) que o plano regional de retomada da economia dos 48 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) será apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (15). Segundo a prefeita, ela receberá o documento do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional Março Vinholi, e em seguida repassará aos prefeitos municipais.
O anúncio foi feito durante o encontre dos prefeitos da região sobre os impactos financeiros provocados nas cidades por conta da pandemia do novo coronavírus, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba.
A prefeita disse que a proposta depende de três aspectos básicos que já foram anunciados pelo governo do Estado para iniciar a retomada da atividade econômica, que são: taxa de isolamento maior do que 55%, redução sustentada do número de novos casos por 14 dias e taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 inferior a 60%.
Segundo Jaqueline, o início da retomada da atividade econômica em Sorocaba e nos municípios da região ainda não tem data definida. O plano regional deverá ser conhecido pelos prefeitos municipais, que poderão apresentar sugestões e alterações.
Durante o evento, Jaqueline disse ainda que deverá demorar vários anos para que ocorra a recuperação das economias municipais devido ao grande impacto causado nas economias não só das cidades, como em todo o País e também no mundo. A prefeita afirma que a retomada da economia é importante, mas que é preciso também levar em conta as medidas necessárias para preservar vidas.
Após a fala da prefeita, o evento abriu espaço para que os demais prefeitos participantes apresentassem suas situações e suas sugestões para a retomada da economia regional. Os prefeitos também cobraram do governo do Estado mais diálogo e que o interior paulista receba uma maior atenção do governador João Doria (PSDB).
Jaqueline Coutinho, como a representar do Conselho Municipalista da região de Sorocaba, prometeu levar as reivindicações dos prefeitos municipais ao governo estadual. Ela já participou de duas reuniões do Conselho Municipalista para a retomada da atividade econômica na região de Sorocaba.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…