Jornalismo

Prefeitos cobrarão mais leitos para tratamento da covid-19 na região

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, vai encaminhar ao governo do Estado de São Paulo um documento assinado por dez prefeitos das regiões Administrativa e Metropolitana de Sorocaba, assim como por oito secretários de Saúde e representantes desses municípios, solicitando a urgente ampliação do número de leitos do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” para tratamento de pacientes infectados pela covid-19.
A coleta das assinaturas ocorreu durante encontro realizado nesta quinta-feira (14) no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para debater os impactos da covid-19 sobre a economia, finanças e orçamento público.
Outros prefeitos que não estiveram presentes deverão assinar o documento nesta sexta-feira.
Durante o evento, a chefe do Executivo sorocabano, ao lado do secretário da Fazenda, Fábio Martins, também destacou, com números,  os impactos financeiros na arrecadação dos impostos municipais e estaduais, classificados como “extremamente danosos” ao orçamento da Prefeitura de Sorocaba, por conta da pandemia do novo coronavírus. Também se defendeu um plano de flexibilização regionalizado, de acordo com a situação da doença em casa município, sempre seguindo os protocolos de orientação dos órgãos de saúde.
Conselho Municipalista
Já a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, levou ao conhecimento dos prefeitos os temas tratados nas duas reuniões já realizadas pelo Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo, instituído na semana passada pelo governador João Dória (PSDB).  Ressaltou que o objetivo do conselho é justamente promover uma aproximação para uma interlocução direta com os municípios para discutir ações conjuntas visando a retomada dos setores da atividade econômica.
A prefeita também afirmou que o plano regional de retomada da economia dos 48 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) será apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (15). Segundo a prefeita, ela receberá o documento do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e, em seguida, repassará aos prefeitos.
Jaqueline Coutinho disse que a proposta depende de três aspectos básicos que já foram anunciados pelo governo do Estado para iniciar a retomada da atividade econômica. São eles: taxa de isolamento maior do que 55%, taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 inferior a 60%, além de redução sustentada do número de novos casos por 14 dias.
A prefeita defendeu, entretanto, a necessidade de um plano de flexibilização regionalizado, levando-se em conta o cenário da doença apresentado em cada região ou município. “Cada cidade tem a sua particularidade, por isso é fundamental que as ações de flexibilização levem em conta o cenário da doença naquela localidade. Não é justo um município onde o registro da doença é baixo e ele tenha que cumprir com regras mais duras iguais as que valem para outros onde os casos são extremamente elevados”, disse, destacando o plano municipal, construído pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota, em conjunto com representantes de segmentos da atividade econômica.
Já Maurício Mota abordou o plano de retomada gradual da economia em Sorocaba, que será apresentado ao Estado, e que em sua 1ª fase, prevê horários e dias reduzidos para funcionamento de shoppings e comércio em geral, além de regras de segurança na operacionalização. No documento, as atividades econômicas da cidade foram divididas em quatro segmentos: área central, shopping centers e galerias, comércio em grandes avenidas e comércio em bairros.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas, participou do encontro e explicou ao apresentador Caio Rossini os detalhes das discussões de hoje.
Ouça!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

4 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

6 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

9 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

19 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás