A tradicional celebração da “Benção das Rosas”, que reúne anualmente mais de 3 mil pessoas na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana, será transmitida nesta sexta-feira (22) ao vivo, ao meio-dia, pela página oficial da igreja no Facebook.
Pela primeira vez na história da paróquia, a celebração da “Benção das Rosas” não terá a participação dos fiéis, que lotam a igreja em busca de pedidos e agradecimentos. O motivo é evitar a aglomeração de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus. Só na igreja nova, a celebração ocorre há 25 anos.
Sem público
Desde o último dia 19 de março, as missas não têm mais público em Sorocaba, e as igrejas ficam abertas em outros horários para quem quiser fazer orações.
A medida foi anunciada pelo arcebispo Dom Júlio Akamine, como forma de prevenção contra a Covid-19. As missas continuam sendo realizadas, mas apenas pelos padres.
Por conta disso, várias paróquias da cidade já contam com a transmissão ao vivo. Outras cerimônias religiosas, como casamentos, batizados, primeira comunhão e crisma também estão temporariamente suspensas.
Missa tradicional
Além da celebração da “Benção das Rosas”, nesta sexta também ocorrerá, às 19h, a tradicional missa, que será celebrada pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Akamine.
Antes da missa noturna, tradicionalmente, também era realizada, todos os anos, a procissão em homenagem à Santa Rita de Cássia, onde os fiéis percorrem as ruas no entorno da igreja. Este ano, a procissão também foi cancelada por conta da pandemia e respeitando o isolamento social.
Em 2020, todas as bênçãos da Novena de Santa Rita, que começou no último dia 13, também foram transmitidas ao vivo pela internet. Além da página oficial da Paróquia Santa Rita de Cássia no Facebook, toda a programação das celebrações em louvor à santa podem ser acompanhadas também pela rede social da Rádio Ave Maria.
Após a benção, a igreja será reaberta das 13h às 18h, e as pessoas poderão pegar as rosas já abençoadas. Além disso, logo após o encerramento da celebração do meio-dia, o Padre Manoel irá percorrer várias ruas no entorno da igreja, em cima de um veículo aberto, para abençoar os fiéis que estiverem pelos locais.
Quem quiser também poderá comprar as rosas na igreja e aguardar a passagem do padre pelas ruas próximas ao bairro Vila Santana. Segundo o padre, uma equipe fica de plantão fora da igreja para a venda das rosas, seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Lembrando que as pessoas que forem comprar flores e deixar as rosas nos bancos da igreja devem usar máscaras, e a entrada será controlada para evitar aglomeração”, disse Manoel Júnior.
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…
O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…
Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…
Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…