Jornalismo

Após vídeo, parlamentares da oposição solicitam investigação e afastamento de ministros

Após declarações divulgadas em vídeo de reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro, senadores e deputados da oposição entraram nesta sexta-feira (22) e sábado (23) com pedidos de investigação e afastamento de ministros junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria Geral da República (PGR). As informações foram divulgadas no site da CNN Brasil.
São alvos das ações Ricardo Salles, da pasta do Meio Ambiente; Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos; Abraham Weintraub, da Educação; e General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
Os senadores da Rede Sustentabilidade Randolfe Rodrigues  (AP) e Fabiano Contarato (ES), e os deputados Joênia Wapichana (RO) e Alessandro Molon (PSB – RJ) protocolaram representação no STF contra Salles e Damares. Eles pedem que seja solicitada à PGR a abertura de inquérito e que os dois ministros sejam afastado imediatamente do cargo.
No caso de Salles, os parlamentares alegam que o ministro do Meio Ambiente sugeriu a promoção de “reformas infralegais de desregulamentação ambiental” ao falar na reunião que o governo Federal deveria aproveitar o momento em que a imprensa está com atenção voltada para a cobertura da pandemia do coronavírus, para “ir passando uma boiada”.
Já contra Damares, os parlamentares pedem apuração contra crimes de responsabilidade e difamação ao criticar governadores e prefeitos favoráveis às medidas de distanciamento social e dizer, sem informar como, que seu ministério estaria pedindo a prisão de alguns desses políticos.
Os mesmos parlamentares também encaminharam ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a apuração de crimes de discriminação contra povos indígenas e ciganos supostamente cometidos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. No documento, os deputados e senadores consideram que parte das falas de Weintraub se caracterizam como uma “clara destilação de ódio, em termos claros, enfáticos e chocantes, contra o povo indígena e o povo cigano.”
Já o general Augusto Heleno é alvo de uma representação apresentada na PGR, partindo do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e dos deputados Alessandro Molon (PSB-RJ) e André Peixoto (PDT-CE) e também do deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ).
Neste documento, os parlamentares solicitam a apuração de crime de responsabilidade e contra a segurança nacional por causa de nota divulgada por Heleno horas após o ministro do STF, Celso de Mello, determinar o encaminhamento de requerimentos à PGR, entre eles, o pedido de busca e apreensão do telefone celular do presidente Jair Bolsonaro.
Na nota, Heleno considerou a medida do ministro do supremo como uma “interferência inadmissível” e uma “afronta à autoridade máxima do Poder Executivo”. Também fez um “alerta” de que a decisão do STF poderia resultar em “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.
 
As informações são do site da CNN Brasil.
Edição – André Fazano
 

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Governo revoga medidas do Pix depois de repercussão negativa e fake news

O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…

7 horas atrás

Zoo de Sorocaba tem programação especial de férias neste sábado (18)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…

11 horas atrás

Parque Tecnológico receberá R$ 1,3 milhão para modernizar laboratório e ampliar aceleradora de startups

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…

12 horas atrás

PROGRAME-SE 15/01/2025

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…

14 horas atrás

Governo estadual promove inédita revisão de gastos fiscais e tributários e tem resultados positivos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…

15 horas atrás

Engavetamento na Castelinho e problemas na Raposo Tavares causam congestionamento nesta 4ª feira

Um engavetamento  com  vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…

15 horas atrás