Jornalismo

Gaiolas de aves apreendidas na região são destruídas no Zoo de Sorocaba

Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e a Polícia Militar Ambiental realizaram a destruição de 17 gaiolas de aves, que foram apreendidas na região, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros.

Um rolo compressor destruiu todo o material. A ação simbólica contra o tráfico de animais marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e foi acompanhada pelo secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, e pela tenente da Polícia Ambiental, Luciana Beltrame Del Debbio.

“Esta é uma das grandes ameaças à biodiversidade e a nossa ideia foi realizar essa ação em parceria com a Polícia Ambiental para chamar a atenção da sociedade a respeito do tráfico de animais”, destaca o secretário Maurício. As espécies apreendidas pela Polícia Ambiental são encaminhadas para o Zoológico de Sorocaba, onde recebem os cuidados veterinários necessários, passam por processo de recuperação e aqueles que possuem condições são reintroduzidos na natureza. “Apesar de não ser função do zoo, pela ausência de um órgão responsável em nossa região, atuamos com esses animais resgatados e cumprimos uma das suas principais funções, que é a preservação das espécies”, completa.

Somente neste ano, de janeiro a maio, o parque recebeu 145 animais resgatados. Eles chegam machucados por inúmeros motivos, um deles é o tráfico de animais. De acordo com a tenente Luciana, nos primeiros cinco meses deste ano, a Polícia Ambiental apreendeu em todo o Estado de São Paulo 69,3 toneladas de pescado, 27 quilômetros de redes ilegais, 6.700 armadilhas de caça, 355 armas de fogo, além de resgatar 7.200 animais.

A Sema ressalta que os zoológicos não são responsáveis por esse tipo de atividade, de acordo com a Instrução Normativa do Ibama nº7/2015. Instituições como os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), coordenados pelo Ibama e pela Sima, é que possuem as funções de receber, triar, marcar, reabilitar e encaminhar animais silvestres provenientes de resgate ou apreensão. Na ausência de tais instituições nas proximidades de Sorocaba, o zoo acaba por vezes absorvendo mais essa demanda por questões humanitárias.

Sobre o tráfico de animais silvestres

Todos os animais que não são domésticos e que tenham o ciclo de vida, em parte ou no todo, ocorrendo dentro de nosso País são considerados silvestres. De acordo com a Lei Brasileira de Crimes Ambientais, não é permitido caçar, apanhar ou ter quaisquer espécies de animal silvestre sem a devida licença ou autorização.

Embora, o tráfico de animais silvestres abranja todos os grupos, as aves são as maiores vítimas, cerca de 80% do total. A sensibilização das pessoas é fundamental para mudar este quadro no país. É importante que a população não compre animais silvestres sem documentação e denuncie os casos à Polícia Ambiental.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo revoga medidas do Pix depois de repercussão negativa e fake news

O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…

11 horas atrás

Zoo de Sorocaba tem programação especial de férias neste sábado (18)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…

15 horas atrás

Parque Tecnológico receberá R$ 1,3 milhão para modernizar laboratório e ampliar aceleradora de startups

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…

16 horas atrás

PROGRAME-SE 15/01/2025

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…

18 horas atrás

Governo estadual promove inédita revisão de gastos fiscais e tributários e tem resultados positivos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…

19 horas atrás

Engavetamento na Castelinho e problemas na Raposo Tavares causam congestionamento nesta 4ª feira

Um engavetamento  com  vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…

19 horas atrás