O secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse hoje (10), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na capital, que o governo do Estado de São Paulo já deu o alerta para as regiões de Sorocaba e Campinas sobre a tendência na evolução nos casos da covid-19.
Mas, apesar deste quadro, a região de Sorocaba vai continuar na fase laranja do Plano São Paulo que começa uma nova etapa na próxima segunda-feira (15).
Nesta fase seguem permitidos o funcionamento de forma restritiva das imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, shoppings e o comércio em geral.
Como não houve retração nos casos e óbitos e nem diminuição da ocupação dos leitos nos hospitais, a região de Sorocaba não poderá seguir para a fase amarela e ficará por mais 14 dias na etapa atual.
Além de Sorocaba, as regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba, São João da Boa Vista, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília permanecem com a cor laranja.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, explicou que os números médios de ocupação de leitos de UTI melhoraram no estado, apesar de algumas regiões do interior terem avanço nos casos.
A Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira, por exemplo, tiveram retração dos casos e por isso poderão vão evoluir da fase vermelha para a laranja.
No interior será necessário endurecer as medidas restritivas em três regiões porque houve uma propagação da epidemia de forma mais intensa nas áreas de Barretos, Ribeirão Preto e Presidente Prudente que tiveram aumento de óbitos, casos e internações.
Ribeirão Preto sairá fase laranja para a vermelha com o fechamento do comércio, que já estava autorizado a funcionar. Barretos e Presidente Prudente que estavam na etapa amarela voltam duas “casas” e ficam também na fase vermelha com a abertura apenas dos serviços considerados essenciais.
Já as regiões de Bauru, Araraquara e São Carlos que estavam na fase amarela regridem agora para a fase laranja e haverá nestas regiões o fechamento de bares, restaurantes e salões de beleza que estavam autorizados a funcionar.
Nova quarentena
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (10) que o estado terá a sua 5.ª prorrogação da quarentena que começa no dia 15 e vai até o dia 28 de junho.
Neste período ele explicou que será aplicada a chamada “quarentena heterogênea” de acordo com os pontos previstos pelo Plano São Paulo de retomada econômica para cada região do estado, o que significa que ainda não está autorizada uma abertura total dos setores da economia que ainda seguem sem funcionar.
Ponto facultativo
Doria também anunciou que vai decretar ponto facultativo nesta quinta (11) e sexta-feira (12) nos órgãos públicos do estado para aumentar os índices de isolamento social nas cidades que anteciparam o feriado de Corpus Christi para a última semana de maio.
Edição – Alessandra Santos
Um engavetamento com vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…
O Museu do Futebol acaba de lançar um edital de credenciamento para selecionar trabalhos artísticos…
O Governo de São Paulo iniciou o envio de equipamentos e equipe para a cidade…
A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), prendeu,…
Os proprietários paulistas têm até quarta-feira (15) para quitar a cota única, com desconto de…
Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…