Categorias: Jornalismo

Procon-SP registra mais de 17 mil atendimentos sobre problemas durante pandemia

Desde o início da pandemia de covid-19 já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.

Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.

As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.

O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.

O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Com informações da agência SP Notícias

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Inscrição para Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) termina nesta terça

O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza  para o…

6 horas atrás

Campanha “Novembro Azul” é destaque para a BRT Sorocaba

Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…

9 horas atrás

Prefeito reeleito em Iperó segue com planejamento e novas ações

Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…

9 horas atrás

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

10 horas atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

10 horas atrás

Vereador eleito Alexandre da Horta é entrevistado no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

10 horas atrás