Categorias: Jornalismo

Sem os tradicionais tapetes, Corpus Christi tem celebração diferente em Sorocaba

Nesta quinta-feira (11), dia de Corpus Christi, igrejas de Sorocaba celebram a eucaristia de maneira diferente dos outros anos. Missas transmitidas virtualmente, desfile do Santíssimo Sacramento em carro de som e celebrações com número reduzido de fiéis marcam a data.

No Santuário São Judas Tadeu a celebração, iniciada às 8h, foi transmitida pelas redes sociais com portas fechadas. Logo após o fim da missa o padre Flávio Jorge Miguel Júnior e o padre Wilson Roberto da Silva passaram pelas ruas dos bairros Central Parque e Jardim São Marcos para que os fiéis fizessem suas preces diante do Santíssimo Sacramento.

De acordo com o padre Flávio a opção por manter a celebração somente online foi pensando na segurança dos fiéis. “Para que sirva de exemplo aos cristãos faço questão de lembrar que nem mesmo os meus pais estão frequentando a igreja nesse momento de pandemia e é essa consciência que pedimos aos fiéis”, disse o pároco, que aos domingos abre as portas da igreja em três horários diferentes para missas presenciais. “Começamos no último domingo com as celebrações presenciais e recomendamos sempre que o grupo de risco permaneça em casa. Fizemos todas as adaptações pensando na segurança daqueles que fazem questão de estar aqui”, destacou.

A passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas dos bairros da paróquia, afirma o padre, foi a maneira encontrada de aproximar os fiéis do que representa a data de Corpus Christi, que vem do latim e significa corpo de Cristo. “É uma forma de levar essa benção aos que neste momento precisam ficar em casa”, disse.

Na Matriz de São Francisco de Assis, na Vila Assis, a missa recebeu os cristãos, que tinham a temperatura aferida com termômetro infravermelho. A igreja também reorganizou os assentos de forma a manter o distanciamento social.

Ao chegar na igreja o fiel era contabilizado. No total 115 pessoas participaram da missa conduzida pelo padre Fernando Giuli. Respeitando a lotação máxima de 30% da capacidade, o local poderia receber até 140 pessoas.

Desde o último fim de semana a igreja de São Francisco de Assis está de portas abertas e também mantém as transmissão on-line. A equipe litúrgica da paróquia orienta os fiéis sobre a ocupação dos assentos, a obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibiliza álcool em gel.

Após a missa, iniciada às 10h, o padre passou pelas ruas do bairro levando o Santíssimo Sacramento em um carro. “Graças a Deus podemos celebrar em torno do altar a eu eucaristia, que renova a presença de Jesus em nossas vidas”, disse o pároco ao iniciar a missa, dedicando a mesma também aos fiéis com comorbidades que não podem comparecer presencialmente.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

14 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

16 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

18 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás