Categorias: Jornalismo

Espanha reabrirá em 21 de junho suas fronteiras europeias, exceto com Portugal

A Espanha adiantará para 21 de junho a data para a reabertura de suas fronteiras com os países da União Europeia, exceto com Portugal, país com o qual manterá a data prevista de 1º de julho, anunciou neste domingo (14) o chefe de governo, Pedro Sánchez.

“A Espanha suspenderá os controles em suas fronteiras com todos os Estados membros em 21 de junho”, coincidindo com o fim do estado de alarme decretado em meados de março para combater o novo coronavírus, disse o líder socialista em um pronunciamento oficial.

“A partir de então, vamos retirar a obrigação de quarentena para os viajantes que entram em nosso país”, imposta desde meados de maio pelo Executivo, acrescentou Sánchez.

A reabertura da fronteira terrestre com Portugal deverá esperar até 1º de julho, data originalmente planejada, e será realizada em ato conjunto com as autoridades dos dois países, explicou.

O ministério do Turismo já havia anunciado no início deste mês a reabertura das fronteiras terrestres em 22 de junho, mas a retificou algumas horas depois que o governo português manifestou surpresa e desconforto com a decisão unilateral.

A partir de 1º de julho, “as fronteiras com países terceiros fora do espaço Schengen serão gradualmente abertas, não todas, é claro, mas aquelas incluídas em uma lista” de países seguros, explicou Sánchez.

Esses países seguros terão que apresentar uma situação epidemiológica “análoga ou melhor” à europeia, “assumir certas condições de origem, trajeto e destino e agir com reciprocidade” com os cidadãos europeus, afirmou o líder espanhol.

A reabertura das fronteiras europeias coincide com o fim do estado de alarme decretado em meados de março e o consequente levantamento das restrições à mobilidade dos espanhóis, que tinham movimentos internos muito limitados.

O estado de alarme permitiu ao governo aplicar um dos mais severos confinamentos do mundo, fechar as fronteiras terrestres com a França e Portugal e reduzir a entrada de passageiros por via aérea e marítima a quase zero.

Com a pandemia em clara remissão na Espanha, que totaliza mais de 27.000 mortes por coronavírus, as autoridades de saúde temem que a retomada da mobilidade internacional provoque novos surtos no país.

“A reabertura das fronteiras é um momento crítico para o qual estamos nos preparando”, afirmou Sánchez.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil orienta sobre cuidados com as chuvas típicas de verão

O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…

17 horas atrás

Ídolo do futsal, Rodrigo Capita, é entrevistado do Fome de Bola

O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…

17 horas atrás

Bi-campeão brasileiro de boxe, Bruno The Hunta, é entrevistado no Fome de Bola

Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…

17 horas atrás

Avião de pequeno porte ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…

18 horas atrás

Marinha retoma busca por vítimas de queda de ponte entre MA e TO

A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…

19 horas atrás

Polícia Civil de Tietê prende suspeito de integrar organização criminosa

Na noite de terça-feira (07), a Polícia Civil de Tietê, por meio do Setor de…

20 horas atrás