Categorias: Jornalismo

Prefeitura vai renovar contrato com a STU

A Prefeitura de Sorocaba vai renovar o contrato emergencial com a Sorocaba Transporte Urbano (STU) que terminaria no próximo dia 3. Com isso, a empresa responsável por 60 linhas com predominância nas regiões oeste, sul e leste da cidade vai continuar operando o lote 2 do sistema de transporte municipal até o final do ano.

A informação foi confirmada ontem pela Urbes Trânsito e Transportes, empresa pública que gerencia o transporte coletivo na cidade, e pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

No início deste mês, por meio de nota, a Urbes alegava que ainda não havia definição da empresa substituta da STU no lote 2 da concessão, já que, segundo ela, o contrato emergencial não poderia ser renovado. Ontem, ao ser questionada pelo Cruzeiro do Sul, a empresa pública admitiu que “foi feito chamamento para contrato emergencial e a empresa STU deverá continuar operando até o final do ano”. Sob a alegação de falta de tempo para responder, ontem, a Urbes não informou o valor do novo contrato nem a data em que foi assinado. A STU foi procurada pela reportagem, que deixou recado e número de contato, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Na nota conjunta, Urbes e Semob informam que um novo processo licitatório para a escolha da empresa “deverá ser realizado antes do final do ano”.

A partir de agosto, por determinação da Urbes, tanto a STU quanto a Consor (outra empresa que opera o transporte urbano em Sorocaba e responsável pelo lote 1) terão redução de 50% para 25% da frota. Segundo a empresa pública, a medida se faz necessária em função da baixa demanda de passageiros por causa da pandemia de Covid-19. A Semob acrescenta que “todos os contratos da Prefeitura de Sorocaba foram reduzidos e isso também inclui os contratos de concessão das operadoras do transporte coletivo”.

A Urbes tenta licitar outra empresa para operar o lote 2 do transporte coletivo de Sorocaba desde janeiro do ano passado, quando venceu o contrato iniciado em 2002. A partir dessa data, a STU opera por intermédio de prorrogação contratual. A última licitação foi aberta em 6 de fevereiro deste ano, mas terminou deserto, isto é, sem interessados.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Candidatos fazem prova do Vestibular das Fatecs no domingo (12)

Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…

23 minutos atrás

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

19 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

20 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

24 horas atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

2 dias atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

2 dias atrás