O governador João Doria anunciou hoje (27) uma alteração no Plano São Paulo em relação às taxas de ocupação de leitos de UTI.
As mudanças começam a valer na próxima sexta-feira (31) e segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, com os dados de hoje, por exemplo, a região de Sorocaba poderia avançar da fase laranja para a amarela, uma das poucas a evoluir de etapa conforme os novos critérios.
No avanço para a fase amarela, a média de ocupação de leitos UTI covid nos últimos 7 dias tem que ficar entre 70% a 75%. A região de Sorocaba tem 71,6% de ocupação na última atualização divulgada na sexta-feira (24).
Na etapa amarela podem abrir, com restrições, bares, restaurantes, salões de beleza e academias.
Doria disse que a mudança é uma “recalibragem técnica com ajustes de parâmetros para deixar o Plano SP mais eficiente e adequado para a realidade do estado de São Paulo”.
O coordenador Executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, explica que a mudança busca dar estabilidade na transição de fases para evitar que as regiões tenham que regredir de etapas.
Atualmente, para que uma região possa evoluir da fase amarela para a verde, em que mais setores econômicos são autorizados a reabrir, ela deve ter sua taxa de ocupação das UTIs abaixo dos 60%.
O percentual agora foi alterado para 70% a 75% e a mudança para a fase verde só vai ocorrer se as regiões ficarem 4 semanas (28 dias) consecutivas na fase amarela e se houver 40 internações a cada 100 mil habitantes e 5 óbitos a cada 100 mil habitantes.
A ideia também é deslocar alguns leitos de UTI exclusivos para covid que estão ociosos para atender pacientes com outras doenças.
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…