Categorias: Jornalismo

Prefeita tinha expectativa de avanço para fase amarela, mas manterá cidade na fase laranja

A prefeita de Sorocaba Jaqueline afirmou , em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, que tinha a expectativa da região estar na fase amarela do Plano São Paulo a partir de segunda-feira (03) e que foi surpreendida com a notícia da manutenção na fase laranja.

Jaqueline disse que houve um descontentamento geral e tinha a perspectiva de que a cidade pudesse reabrir na próxima semana os bares, restaurantes, academias e salões de beleza.

Ela citou que entende as questões sanitárias, mas acredita que os setores poderiam funcionar mantendo os cuidados com a prevenção à transmissão do coronavírus para que a roda da economia possa girar, evitando a falência das empresas, o aumento do desemprego e para que a cidade possa voltar a arrecadar mais.

A chefe do Executivo destacou que sua administração é legalista, por isso vai seguir a determinação do governo do estado de São Paulo e manter a cidade na fase laranja.

Quanto ao novo decreto municipal há duas mudanças: os comércios de rua nos bairros, Centro e galerias poderão funcionar de segunda a sábado e escolher entre dois horários: das 9h às 13h ou das 10h às 14h.

Já os shoppings poderão funcionar de segunda a segunda, durante 4 horas por dia, escolhendo o melhor período para o expediente das lojas.

A prefeita ainda citou que participou na tarde de hoje de uma reunião por meio de videoconferência com o Conselho Municipalista, que reúne 16 prefeitos, com a participação também de representantes do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus e com os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Ela manifestou a necessidade não só da avaliação regional, mas de uma visão sobre a realidade do município para definir as fases do Plano São Paulo.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Ademir Watanabe, disse que a taxa de ocupação da UTI da Santa Casa segue alta, porém estável, e que há uma expectativa para a queda nas próximas semanas.

Ele pediu que os sorocabanos sigam colaborando com a prevenção à transmissão da covid-19, usando máscaras e álcool em gel, evitando a aglomeração.

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil orienta sobre cuidados com as chuvas típicas de verão

O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…

12 horas atrás

Ídolo do futsal, Rodrigo Capita, é entrevistado do Fome de Bola

O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…

12 horas atrás

Bi-campeão brasileiro de boxe, Bruno The Hunta, é entrevistado no Fome de Bola

Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…

12 horas atrás

Avião de pequeno porte ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…

13 horas atrás

Marinha retoma busca por vítimas de queda de ponte entre MA e TO

A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…

13 horas atrás

Polícia Civil de Tietê prende suspeito de integrar organização criminosa

Na noite de terça-feira (07), a Polícia Civil de Tietê, por meio do Setor de…

14 horas atrás