O “Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba”, que seria realizado neste sábado (15), em parceria com a Fundec, que fazia parte da programação do aniversário da cidade, foi cancelado.
O evento teria como principal intuito a valorização e o incentivo dos agentes culturais, técnicos e artistas, mas segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) houve manifestações de descontentamento e solicitações de alterações realizadas pelo Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (Fopecs), Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (Sated), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal.
Em nota, a Secult explicou que tentou viabilizar as sugestões, porém, essas, mostraram-se inviáveis, considerando que o Termo de Referência e a contratação para a realização do evento não poderiam ser alterados.
Diante disso, uma vez que a Secult não possuía apoio dos representantes culturais da cidade, inclusive recebendo duras críticas também por outros meios, como redes sociais, a secretaria resolveu cancelar o evento que premiaria os artistas com R$ 3 mil.
Ainda na nota, a Secult desta que esse valor seria destinado a pagamento de cachê artístico, uma vez que o evento não tinha finalidade de assistência social e para essa finalidade, a pastatem trabalhado através da Lei Aldir Blanc, que liberará R$ 4 milhões para Sorocaba.
“Reiteramos que esta seria a única ação promovida pela Secult, como parte das comemorações de aniversário da cidade, que seria de incentivo direto à classe artística, que tem sido diretamente afetada nesse momento de pandemia causada pelo Covid-19. Apesar das manifestações contrárias, a live já possuía dezenas de inscritos, entretanto, diante dos posicionamentos dos referidos colegiados e de sua representatividade cultural na cidade, a Secult opta por acatá-los, cancelando o evento”, encerra a nota da Secretaria da Cultura de Sorocaba.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…