A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma homenagem aos profissionais da enfermagem, que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
A cerimônia no jardim frontal do hospital contou com o hasteamento de uma bandeira assinada pelos profissionais de enfermagem que trabalham na instituição e celebrou a marca de 200 altas de pacientes que se recuperaram da Covid-19 na Santa Casa.
A solenidade durou cerca de 30 minutos e teve participação da Banda Marcial de Votorantim (Bamavo), que executou o Hino Nacional e canções populares, como “Stand by Me”, de John Lennon.
A atuação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem que estão na linha de frente no combate à Covid-19 foi destacada no discurso do diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brum. “O coronavírus mostrou a magnitude desses profissionais”, comentou, defendendo que o atravessamento da pandemia deverá resultar em “transformação da valorização da profissão” e no “reconhecimento financeiro, moral e social”.
O diretor-presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, afirmou que o tributo aos profissionais de enfermagem também se estende a trabalhadores de outros setores, como limpeza, nutrição e manutenção. “Ninguém faz nada sozinho e nós somos uma grande equipe disposta a servir”, comentou.
A gerente de enfermagem da Santa Casa, Magda Aparecida Arantes, detalhou que a iniciativa faz parte da campanha “NursingNow Enfermagem Agora”, do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), que, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), elegeu 2020 como “o ano dos profissionais de enfermagem”, com intuito de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.
Magda destacou que, atualmente, mais de 600 famílias de Sorocaba e de cidades da região são sustentadas por profissionais de enfermagem que trabalham na Santa Casa e lembrou que a categoria também faz parte da história de 200 anos da Santa Casa celebrados neste ano. “Estamos passando por um momento ímpar, de aprendizado, que reforça o nosso dever de praticar o cuidado humanizado, humilde e empático”, destacou.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…