Como parte da programação de aniversário de 366 anos de Sorocaba, a Prefeitura realizou na manhã desta sexta-feira (14) o plantio de 46 cerejeiras no jardim do Paço Municipal.
Os exemplares da espécie, que é símbolo da cultura japonesa e representa o “renascimento”, foram doados pela Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba). A ação de arborização urbana contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, secretários municipais e representantes da instituição, além de funcionários públicos.
“Esse plantio é o início das homenagens aos 366 anos da nossa amada Sorocaba, com a participação da comunidade japonesa, que tanto nos honra e faz parte da história do Brasil e de Sorocaba”, declarou a prefeita Jaqueline Coutinho. “Esse plantio representa ainda o renascimento, principalmente pelo que vivemos com a pandemia, que ceifou tantas vidas e desestabilizou a economia”, ressaltou.
A ação comemorativa e simbólica foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom). “Estamos muito felizes com essa parceria. São poucas culturas no mundo que têm uma árvore como símbolo e a cultura japonesa tem essa conexão forte com a natureza”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que também enfatizou que esse plantio vai futuramente criar um novo espaço para organizar atividade culturais com a Ucens, como um local de reflexão para as questões ambientais.
“Fico muito emocionado e honrado. Agradeço a oportunidade que a prefeita e o secretário nos dá e também todos os envolvidos”, presidente da Ucens, Issao Kagiyama. A flor da cerejeira sakura é a flor nacional do Japão. Sua florada ocorre no inverno e a árvore pode atingir quatro metros de altura.
A ação ainda faz parte das atividades ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. Além de embelezar o local, as árvores trazem inúmeros benefícios para uma cidade. Elas são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.
Para o plantio, a equipe da Divisão de Área Pública da Sema foi a responsável por todo o trabalho, desde a estrutura necessária para a ação, preparação dos berços, transporte das mudas, até a utilização de tutores e insumos.
O evento também contou com a presença do secretário de Comunicação, Marcelo Andrade, secretário de Administração, José Carlos Cuervo Junior, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Jéssica Carvalho.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…