A partir desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia um novo trabalho de combate à Covid-19. Pacientes suspeitos e confirmados com a doença serão monitorados com o uso de oxímetros em suas residências.
De acordo com a SES, o uso do equipamento portátil vem como um reforço na Atenção Básica para assistência da saúde da população, de maneira simples e eficaz. Neste momento, o projeto será iniciado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vitória Régia e Ulysses Guimarães, ambas Estratégia Saúde da Família (ESF). A intenção é que o trabalho seja ampliado para outras unidades.
O município recebeu 139 oxímetros que foram doados pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) e pelo Instituto Estáter. O aparelho mede os níveis de oxigenação do sangue permitindo melhor controle do quadro clínico.
“Na Covid-19 pode ocorrer o que chamamos de hipóxia silenciosa (queda nos níveis de oxigenação), quando a pessoa ainda não sente falta de ar. É nesse momento que a intervenção da equipe de saúde pode evitar a piora na evolução da doença. Nossa intenção é realizar o monitoramento para diminuir a gravidade e mortalidade”, explica a médica e gestora da Atenção Básica, Tatchia Garcia.
A medição da quantidade de oxigênio no sangue, especialmente no tratamento à Covid-19, deve-se à necessidade de monitorar a média antecipadamente a um possível comprometimento dos pulmões pela doença, para melhor chance de recuperação. O uso do equipamento será monitorado por técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Caso haja necessidade, pacientes serão encaminhados às unidades de saúde do município. O projeto tem a parceria e integração com o Núcleo de Urgência e Emergência (Nugue) e Santa Casa.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…