Categorias: Jornalismo

Equipe médica afirma que não há traços de veneno no corpo de Navalny; oposição contesta

“Nenhum veneno” foi descoberto no corpo do opositor russo Alexei Navalny, declarou nesta sexta-feira (21) um dos médicos responsáveis pelo hospital onde o advogado de 44 anos está internado na Sibéria. O principal rival do presidente Vladimir Putin foi hospitalizado às pressas na véspera, após passar mal e perder a consciência dentro de um voo. A equipe de Navalny contesta a versão dos médicos e afirma que ele corre risco de morte.

Anatoly Kalinichenko, vice-diretor do setor de emergências no hospital de Omsk, na Sibéria, onde Navalny foi admitido na quinta-feira (20), afirmou não acreditar na hipótese de envenenamento, como alegam aliados do opositor. “Até o momento, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios dessa presença”, declarou.

Segundo ele, o estado de Navalny é “instável”, o que não permite sua transferência para o exterior, apesar da chegada a Omsk de um avião médico, fretado por uma ONG que espera levar o adversário de Putin para ser tratado na Alemanha. O diretor do hospital, Alexandre Mourakhovski, também se manifestou contra a transferência do paciente até a “estabilização completa” de seu estado de saúde. Mourakhovski declarou que o principal diagnóstico feito até o momento é de que Navalny sofre de “um problema metabólico relacionado com uma baixa glicemia [taxa de açúcar no sangue]”.

Além disso, Mourakhovski afirmou que o hospital precisa resolver “questões jurídicas” antes de deixar os médicos europeus examinarem Navalny. Especialistas chegaram na noite de quinta-feira de Moscou para acompanhar o caso. 

Berlim e Paris ofereceram “toda a ajuda médica” necessária ao opositor. A chanceler alemã, Angela Merkel, se declarou “chocada” e o presidente francês, Emmanuel Macron, disse se sentir “extremamente preocupado”. Ambos pediram “clareza” e transparência” sobre o estado de saúde do advogado.

Alexei Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de avião de Tomsk, na Sibéria, para Moscou quando passou mal. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em Omsk. O opositor foi hospitalizado, em coma natural, colocado na UTI e conectado a um respirador artificial.

Médicos dizem lutar para salvar Navalny

“Os médicos estão fazendo tudo o que podem, eles estão realmente lutando para salvar sua vida”, disse Kalinitshenko. Segundo ele, os especialistas trabalham com cinco hipóteses sobre o diagnóstico de Navalny, um protocolo que deve se estender durante os próximos dois dias.

O hospital também divulgou que não houve complicações no quadro do opositor durante a madrugada. O advogado continua inconsciente, mas de acordo com Mourakhovski, o estado dele apresentou uma leve melhora na manhã desta sexta-feira. 

Parentes e aliados de Navalny criticaram a recusa das autoridades de transferi-lo para o exterior, decisão que acreditam ser “política e não médica”. “Eles esperam que as toxinas sejam eliminadas e deixem de ser detectáveis em seu corpo. Não há diagnóstico, nem exames. A vida de Alexei corre um grande perigo”, declarou o braço direito do advogado, Leonid Volkov.

Já a porta-voz de Navalny, Kira Iarmych, acredita que o opositor corre risco de morte se permanecer no hospital “pouco equipado” de Omsk. “Rejeitar a transferência de Navalny só serve para ganhar tempo e esperar que o veneno não possa mais ser detectado em seu organismo”, escreveu no Twitter. 

Com informações da RFI.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…

6 horas atrás

‘O Futuro Já Começou’ vence as eleições para o próximo mandato da OAB de Sorocaba

A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…

6 horas atrás

ONA premia 74 instituições de saúde no Brasil, entre elas o BOS de Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…

17 horas atrás

Grande Baile Real de Príncipes e Princesas será com integrantes do Felicidade Down

A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…

18 horas atrás

Com serviço voluntário, CHS recebe carrinhos/karts elétricos para transporte de pacientes

Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…

18 horas atrás

Editorial: Benefício para quem? 22/11/2024

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…

20 horas atrás