O Governo do Estado de São Paulo inaugura, nesta terça-feira (25), às 15h, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba no prédio da Delegacia Seccional, na Avenida General Carneiro, 1032, Cerrado.
O secretário da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, participa da solenidade e o governador João Doria acompanhará virtualmente.
Também haverá o descerramento das placas da Seccional da cidade e das Delegacias de Araçoiaba da Serra e Votorantim. As unidades foram reformadas, sob investimento de mais de R$ 8,4 milhões, para proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento à população.
A Deic, que incorporou a sua estrutura a DIG e Dise (Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), além do Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro, Delegacia de Homicídios e o GOE (Grupo de Operações Especiais), tem por finalidade o exercício das atividades de polícia judiciária na apuração dos mais diversos delitos, bem como planejar e executar ações estratégicas de repressão ao crime organizado, na área de abrangência do Deinter 7.
O Decreto que criou a Divisão Especializada de Investigações Criminais – Deic, em cada um dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (DEINTER 1 a 10), é 64.809, de 21/02/2020.
Titular da Deic Sorocaba
O Delegado de Polícia Wilson Negrão, de 52 anos, que estava como titular da Delegacia Secional de Sorocaba, passa para a Deic. Ele é natural de Sorocaba e Delegado desde 1992, dois anos após se formar pela Faculdade de Direito de Sorocaba. Iniciou sua carreira no litoral, atuando na DIG e Seccional de Itanhaém (SP).
Transferido para Votorantim em 1993, foi diretor do Setor de Investigações da Delegacia do Município e Cadeia Feminina até o ano 2000, quando chegou a Sorocaba para coordenar a implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade especializada que chefiou até 2002.
Em seguida assumiu o Grupo Antissequestro de Sorocaba (GAS), onde atuou no combate ao crime organizado. Após 12 anos comandando o GAS, entre 2014 e 2015 exerceu suas atividades junto a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba e o 2º DP, onde introduziu a filosofia de Polícia Comunitária, visando a aproximação do policial civil com a comunidade.
Em junho de 2015 assumiu a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) com a missão de reestruturar a unidade. Em 2019 concluiu o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI).
Além de pós-graduado em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, Negrão também é professor na Academia de Polícia Civil, onde leciona a matéria “Polícia Comunitária”. Durante sua trajetória, participou de inúmeros cursos no Brasil e Exterior e esteve à frente de casos com repercussão nacional.
Durante sua gestão como Delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, Wilson Negrão priorizou o trabalho conjunto com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário, entre outras instituições, gerando importantes operações, com significativos resultados. Reestruturou o Plantão Policial Norte e da DDM, implementando meios que pudessem garantir a integridade física e psicológica dos policiais civis, além de aproximar a Polícia Civil da comunidade.
Novo titular da Delegacia Seccional de Sorocaba
Levi D’Oliveira, 60 anos, é Delegado de Polícia há mais de 30 anos e é o novo Seccional de Sorocaba. Formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba, iniciou sua carreira no 51o DP – Rio Pequeno, na Capital.
Em Sorocaba, trabalhou na Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba e 8o DP, entre os anos de 1993 e 1995. Durante aproximadamente dez anos, trabalhou na Corregedoria Geral da Polícia Civil, passando também pelas Corregedorias do DEMACRO (Departamento da Grande São Paulo) e DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
No DENARC (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico), foi Delegado de Polícia Titular da 1a DISE. Após ocupar a titularidade em diversos distritos policiais da Capital, tais como: 17o – Ipiranga, 35o – Jabaquara, 51o Rio Pequeno e 91o Ceagesp, assumiu a assistência da Secretaria de Coordenação e Controle do Interior da Academia de Polícia, onde também foi Delegado de Polícia Divisionário.
Foi Delegado Seccional de Polícia de Taboão da Serra de 2018 à 2019, retornou para a Academia de Polícia e está em Sorocaba, como Divisionário da Assistência Policial do Deinter 7 desde Fevereiro deste ano.
Pós-graduado em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, Levi D’Oliveira também é professor da Academia de Polícia, onde leciona as seguintes matérias: Prevenção de Acidentes do Trabalho Policial, Transporte e Remoção de Presos, Ética Policial, Relações Públicas e Aulas práticas de Gerenciamento de Crises.
Com informações da Polícia Civil
Edição – Alessandra Santos
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…