Neste domingo (30), o eixo norte-sul do sistema BRT Sorocaba iniciará a operação levando passageiros do Terminal Vitória Régia até o extremo da zona sul. Pagando uma única tarifa, a população poderá ingressar nas linhas do BRT a partir do terminal, nas 12 estações localizadas na Av. Itavuvu e nos 44 pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais.
O itinerário das linhas percorrerá as seguintes vias:
IDA – Avenida Izoraida Marques Peres, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, rotatória, Avenida Dom Aguirre, Terminal São Paulo, Rua Leopoldo Machado, Rua Álvaro Soares, Rua Francisco Scarpa, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Armando Zuliani, Rua Euripdes Fogaça, Avenida General Osório, Rua Maciel Baião, Avenida Itavuvu, Rua Antônio Silva Saladino e Terminal Vitória Régia
VOLTA – Terminal Vitória Régia, Rua Antônio Silva Saladino, Avenida Itavuvu, Rua Major Gambeta, Rua Castanho Taques, Avenida Santos Dumond, Avenida Ademar de Barros, Avenida General Osório, Rua Professor Toledo, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Rua Santa Clara, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre e Avenida Izoraida Marques Peres.
De acordo com o Diretor de Operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, cruzar a cidade da zona norte à sul será mais tranquilo a partir de agora. “Todo começo existe uma adaptação, mas acredito que conforme os passageiros forem utilizando o sistema, perceberão seus benefícios. Esperamos que muitas pessoas deixem seus veículos para fazer esse descolamento de BRT. O que é muito bom. Queremos ver a retomada do passageiro ao transporte coletivo”, destaca.
Nesta fase inicial e parcial de testes, uma frota de 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário estarão à serviço da população. Os veículos possuem elevador e espaços adaptados e dedicados a pessoas com necessidades especiais.
Além dos veículos BRT, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus oriundos das linhas alimentadoras que circulam pelos bairros. Essas linhas compõem o atual sistema de transporte da cidade e a sua cobertura será mantida. A única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT. Se o passageiro estiver em seu bairro, por exemplo, será atendido por um veículo que roda nas linhas alimentadoras e o levará até um terminal ou estações de integração.
Ferreira esclarece ainda que, toda operação será monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela gestão do fluxo de passageiros e veículos. As imagens registradas também serão espelhadas no sistema de controle da Urbes Trânsito e Transporte.
Tarifa
O valor da passagem será o mesmo utilizado na cidade e, pelo período de 1h, o passageiro está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa. O acesso é permitido via “Cartão Cidadão” ou crédito avulso. Caso o usuário não tenha o “Cartão Cidadão”, pode adquirir o crédito via compra digital e recebimento de QR Code no celular ou impresso (se estiver em um totem de atendimento). Depois, basta aproximar o celular ou o ticket com QR Code do validador e a entrada será liberada.
Veja os locais de embarquedo BRT no eixo norte-sul
Terminal Vitória Régia
Os usuários que ingressarem no sistema por meio do Terminal Vitória Régia efetuarão o pagamento nas catracas de entrada e poderão aguardar os ônibus que seguirão para o eixo norte-sul. Enquanto esperam, estarão em um ambiente com total infraestrutura com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, espaços comerciais, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.
Corredor BRT Itavuvu
Ao longo da Av. Itavuvu estão distribuídas 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque do lado esquerdo. O acesso é em nível da estação com o veículo, ficando a 95 cm de altura. Esse tipo de embarque ajuda a dinamizar o fluxo e permite o fácil acesso de todos, inclusive, pessoas idosas, gestantes ou com necessidades especiais.
As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.
Corredores Estruturais
Saindo do trecho norte, os usuários terão acesso ao sistema realizando o embarque/desembarque nos pontos de parada localizados nos corredores estruturais pela porta da direita, a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada. Estes corredores passaram por melhorias e requalificação de 44 pontos de parada. Os corredores estruturais não são exclusivos do BRT e neles também circularão ônibus de outras empresas do transporte coletivo.
Com informações da Assessoria do BRT Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…