A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), reabrirá no dia 20 de outubro o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
As unidades estão fechadas ao público desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Haverá restrição de público e horário de funcionamento, regras específicas e protocolo sanitário para a retomada das atividades, visando evitar o contágio do novo coronavírus entre funcionários e visitantes.
A reabertura gradual dos parques somente será possível porque Sorocaba completou na semana passada 28 dias consecutivos na Fase 3 – Amarela, do Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Com isso, foi publicado o decreto municipal nº 25.890, de 4 de setembro de 2020, na edição do Jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (4), autorizando a reabertura desses espaços públicos.
Neste momento, a Secretaria do Meio Ambiente está tomando todas as providências para reabertura, visando oferecer segurança a todos que frequentarem os parques, de forma responsável, atendendo às normas sanitárias.
Todos deverão cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus.
Neste primeiro momento, com exceção do Parque da Biodiversidade, os parques reabrirão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Sábados, domingos e feriados todos os espaços permanecerão fechados para visitação. Além disso, haverá limite de 1 mil pessoas por dia em cada parque.
Já a visita ao Parque da Biodiversidade, também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, deverá ser feita mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br. Não serão realizadas atividades de Educação Ambiental, assim como não serão autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços.
Entre as exigências do protocolo serão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas. Totens com álcool gel serão disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. A solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.
Alguns espaços do zoológico estarão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico e os quiosques do Parque “Chico Mendes”.
Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estarão isolados e não poderão ser utilizados pelos visitantes.
Também haverá aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. Banners e/ou placas vão orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…