Uma reunião, por meio de um aplicativo de videoconferência, foi realizada na tarde desta sexta-feira (11) com a organização da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e teve a participação de despachantes, representantes de concessionárias e donos de lojas de veículos da cidade.
Na pauta, o atraso na emissão dos documentos de transferência e licenciamento de veículos usados e zero quilômetro.
Os participantes relataram as dificuldades que vêm tendo desde que o Detran-SP fechou as portas no dia 20 de março, por causa da pandemia de Covid-19.
Desde então, milhares de documentos não foram emitidos, segundo os profissionais dos setores.
Na reunião, o presidente da Acso, Sérgio Reze, propôs que uma comissão seja montada com 3 a 4 pessoas para que as reivindicações possam chegar ao governo do estado, responsável pela gestão do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Os despachantes reclamam que os impostos para dar entrada nos documentos foram pagos, mas o serviço da emissão dos documentos até agora não foi feito.
Eles relatam que Sorocaba tem um volume muito grande de documentos represados e que é a cidade que tem a situação mais grave neste sentido em relação a outros municípios, que enfrentam atrasos, mas não da mesma forma que é registrado aqui.
Outra queixa é que as questões já foram levadas à superintendência do Detran-SP em Sorocaba, mas até agora nada foi resolvido.
Resposta do Detran-SP
O Jornalismo da Cruzeiro FM pediu uma resposta do Detran-SP sobre as reclamações citadas nesta reportagem.
Em nota, o Detran.SP esclarece que, mesmo com a interrupção dos prazos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para primeiro registro, transferência e licenciamento de veículos, durante a pandemia, o órgão ampliou a oferta de serviços que podem ser realizados de forma online. São mais de 60 opções disponíveis. Pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), e ainda pelo aplicativo Poupatempo Digital é possível a realização destes serviços.
Desde maio deste ano, o licenciamento de veículos em São Paulo é 100% digital. Já a estampagem, comercialização e instalação das placas, a partir de janeiro, passou a ser feita pelas empresas credenciadas pelo Detran.SP, obedecendo a Resolução nº 780/2019 do Contran.
Para intensificar o processo de emissão de documentos, o órgão estadual de trânsito realiza uma força tarefa para atendimento das solicitações.
Durante a pandemia, mais de 5 milhões de veículos foram licenciados no Estado, sendo 83 mil na cidade Sorocaba. No município ocorreram também 18.200 emplacamentos e 17 mil transferências de propriedade.
Edição – Alessandra Santos
São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…
Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…
O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…
A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…
Um novo tipo de fraude, chamada de golpe do alvará, está sendo aplicado em Boituva,…
A vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos será retomada,…