Categorias: Jornalismo

Laboratórios da França e Suécia confirmam envenenamento do opositor russo Alexei Navalny

O governo alemão afirmou nesta segunda-feira (14) que laboratórios da França e da Suécia confirmaram o envenenamento do opositor russo Alexei Navalny com o agente neurotóxico Novichok.

Um laboratório militar alemão concluiu, em 3 de setembro, que o opositor russo, de 44 anos, foi envenenado com um potente agente neurotóxico, o que Moscou nega. O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, disse que a Alemanha pediu à França e à Suécia “uma revisão independente da evidência alemã a partir de novas amostras de Navalny”, que continua hospitalizado em Berlim.

“Os resultados da revisão em laboratórios especializados da França e da Suécia estão disponíveis e confirmam a evidência alemã”, declarou Seibert. “Até o momento, três laboratórios apresentaram de maneira independente a prova de que um agente neurotóxico do grupo Novichok é a causa do envenenamento de Navalny”, reiterou o porta-voz.

O uso de Novichok “constitui uma violação grave da Convenção sobre as Armas Químicas”, lembrou. Por este motivo, “Berlim solicitou à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) a análise das provas do caso Navalny”, afirmou Seibert, antes de recordar que a Convenção sobre as Armas Químicas prevê “assistência técnica da OPAQ a todos os Estados signatários”.

 Análises laboratoriais

A OPAQ “extraiu amostras de Navalny e tomou as medidas necessárias para as análises nos laboratórios de referência da organização”, destacou o porta-voz alemão. “Reiteramos o pedido para que a Rússia apresente explicações sobre o que aconteceu”, insistiu. “Estamos em estreita colaboração com nossos sócios europeus no que diz respeito às próximas etapas”, concluiu.

Moscou pediu a Berlim que entregue as informações sobre o estado de saúde do opositor russo, especialmente as análises do laboratório alemão que identificaram uma substância do tipo Novichok. De acordo com as autoridades russas, as análises feitas durante a internação de emergência de Navalny em Omsk, Sibéria, não revelaram a existência de nenhuma substância tóxica no organismo do ativista.

Com informações da AFP.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Corinthians vence Atlético-GO na estreia de Depay

O Corinthians voltou a vencer no Brasileirão para tentar sair da zona de rebaixamento. Neste…

12 horas atrás

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

16 horas atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

16 horas atrás

Homem é preso em flagrante por atear fogo em área de mata

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20) enquanto ateava fogo em um matagal,…

16 horas atrás

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias

O governo federal pretende criar um centro integrado de informações para as forças policiais regionais,…

20 horas atrás

São Paulo celebra a primavera como maior produtor e exportador de flores do Brasil

Com a chegada da primavera, São Paulo se veste de cores e amplia seu destaque…

20 horas atrás