O Partido Liberal Democrata (PLD), no poder no Japão, elegeu nesta segunda-feira (14) por uma grande maioria seu novo chefe e o futuro primeiro-ministro do país: Yoshihide Suga, de 71 anos,. Ele obteve 377 votos contra 89 para Fumio Kishida e 68 para Shigeru Ishiba, seus dois concorrentes. Abe foi obrigado a renunciar ao seu mandato, previsto para terminar dentro de um ano, por motivos de saúde.
O parlamento japonês fará uma votação considerada protocolar nesta quarta-feira para confirmar a escolha de Suga pelo PLD, que tem ampla maioria formada com seu aliado, o partido Komeito. Antes de entrar oficialmente em campanha, Yoshihide obteve o apoio de várias facções importantes do partido. Ele é considerado o herdeiro político de Abe e sinônimo de estabilidade e de continuidade da atuação do governo.
O PLD optou por um pleito reduzido para designar o sucessor de Abe, limitando a 535 eleitores: 394 parlamentares do partido e 141 de seus representantes nas 47 regiões do país. Shigeru Ishiba, que também disputou o cargo, é mais popular, mas é mal visto por alguns membros do PLD, que não perdoam o fato dele ter deixado o partido nos anos 1990.
Com informações da RFI
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…