Categorias: Jornalismo

Black Friday de 2020 deve ser a maior de todos os tempos

A Black Friday de 2020 deve ser a maior de todos os tempos, visto que os downloads de aplicativos de compras no Brasil cresceram 100% durante a pandemia do novo coronavírus. É o que aponta um estudo da empresa americana AppsFlyer, enviado com exclusividade à EXAME. No ano passado, por exemplo, as compras via aplicativos de varejo subiram 84% entre e setembro — mas nos últimos meses o aumento de compras feitas por aplicativos já aumentou o suficiente para indicar um sucesso ainda maior para as varejistas no evento deste ano.

Segundo o estudo, o motivo para esse aumento significativo é o fato de os brasileiros terem se acostumado a fazer compras online em aplicativos ou em sites, ao mesmo tempo em que marcas mais tradicionais tiveram de se digitalizar (rapidamente) para não perder a clientela. Na América Latina, o aumento de instalações de aplicativos de e-commerce foi de 93% — maior crescimento no mundo para apps do tipo entre todas as regiões do planeta.

No Brasil a situação é ainda mais forte. Entre fevereiro e maio deste ano o download de apps via anúncios foi de 100%, o que, segundo a AppsFlyer, coloca o país como o maior mercado de publicidade de aplicativos na América do Sul. Outro número que pode significar uma boa notícia para os varejistas é que a receita de aplicativos cresceu 125,44% entre março e junho deste ano.

“Já entendemos que a pandemia está acelerando o crescimento das transações online, e o aplicativo é o canal de vendas com maior taxa de conversão. Neste sentido, com o amadurecimento dos profissionais de marketing e a possibilidade de medirem com precisão o ROI [retorno sobre o investimento] das campanhas, cresceu o investimento nas plataformas mobile. A prova disso é que no primeiro semestre, o Brasil foi o país com o maior número de downloads de apps de forma não-orgânica , ou seja, guiados por campanha de marketing, em todo o mundo”, afirma o diretor de marketing da AppsFlyer para América Latina, Marlon Luft.

Na Black Friday de 2019 as sessões de aplicativos de compras subiram 40%; número que foi ultrapassado somente entre abril e junho deste ano, chegando a 50%. O estudo indica que isso mostra a adaptação dos brasileiros a procurar cada vez mais produtos via aplicativos. A expectativa de crescimento do faturamento no evento deste ano, segundo a AppsFlyer, é de cerca de 20% em relação ao ano passado.

Os resultados de 2019 já foram bons, e somente nas primeiras sete horas de vendas da Black Friday no ano passado no e-commerce totalizaram R$ 362,1 milhões, segundo levantamento da Ebit/Nielsen. O número foi 69% superior ao mesmo período de 2018. O volume de pedidos nestas sete horas, segundo o levantamento, foi de 448 mil, variação de 61% frente ao mesmo período de 2018 (278 mil).

Se a tendência em 2020 é que esse número aumento, as varejistas não terão do que reclamar.

Com informações da revista Exame.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Exército de Israel fecha sucursal da Al Jazeera na Cisjordânia

A rede de televisão Al Jazeera informou que forças israelenses invadiram neste sábado, 21 (manhã…

1 hora atrás

Polícia Civil prende 11 pessoas em 10 dias na região de Sorocaba

Nos últimos dez dias, de 10 a 20 de setembro, a Polícia Civil, por meio…

3 horas atrás

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite deste sábado (21) em Nova…

9 horas atrás

Corinthians vence Atlético-GO na estreia de Depay

O Corinthians voltou a vencer no Brasileirão para tentar sair da zona de rebaixamento. Neste…

21 horas atrás

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

1 dia atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

1 dia atrás