Categorias: Jornalismo

Toyota anuncia transferência de sua sede administrativa do ABC para Sorocaba

A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (18) que deverá transferir a sede administrativa da empresa, que fica em São Bernardo do Campo, no grande ABC, para Sorocaba. A informação partiu de uma circular interna para os funcionários, em nome do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

Segundo o comunicado, o Centro Administrativo da Toyota será transferido para Sorocaba a partir de janeiro de 2021, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem. A Toyota do Brasil possui fábrica em Sorocaba e também em Porto Feliz. A unidade local produz os veículos Etios e Yaris, e a de Porto Feliz os motores.

Com a mudança do setor de São Bernardo do Campo para Sorocaba, cerca de 800 funcionários serão, gradativamente, transferidos para a cidade. Já os prédios onde atualmente funciona a sede administrativa da Toyota em São Bernardo do Campo deverão ser vendidos para a iniciativa privada.

Conforme a empresa, a mudança do Centro Administrativo da Toyota do Brasil para Sorocaba está alinhada com um planejamento para torná-la mais enxuta e competitiva, processo que foi acelerado pela pandemia, e que já estava previsto.

A fábrica da região do grande ABC continua produzindo normalmente e é responsável pela fabricação de componentes que abastecem a fábrica de Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), além de exportar peças para os Estados Unidos.

A unidade do ABC é a mais antiga da Toyota no Brasil, fundada em 1962, e atualmente são cerca de 1,7 mil trabalhadores na planta. Outra fábrica da empresa fica em Indaiatuba, onde é produzido o modelo Corolla. Antes de São Bernardo do Campo, a sede administrativa da Toyota do Brasil estava concentrada na capital paulista.

Em setembro do ano passado, a Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba, para a produção de um novo modelo de carro. O veículo deverá ser comercializado em 2021. A fábrica da empresa na cidade completou oito anos em agosto de 2020.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

10 horas atrás

Produção de leite bate recorde no Brasil

Após dois anos em queda, a produção de leite no Brasil cresceu 2,4% em 2023,…

10 horas atrás

Especialista fala sobre a Semana Nacional de Trânsito 2024

Começou nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional…

11 horas atrás

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira…

12 horas atrás

Proposta de SAF do São Bento é bem recebida por Conselho Deliberativo do clube

Uma reunião entre o Conselho Deliberativo do São Bento e a empresa Flash Forward, do…

13 horas atrás

Governo de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais para PMs

O governo de São Paulo anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para a…

14 horas atrás