Categorias: Jornalismo

Trump ataca China na ONU e afirma que país asiático é o responsável pela pandemia

O presidente dos EUA, Donald Trump, atacou a China e disse que o país é o responsável pela pandemia do novo coronavírus durante discurso na Assembleia Geral da ONU desta terça-feira (22).

Trump voltou a chamar a covid-19 de “vírus chinês” e disse que a China proibiu viagens domésticas, mas permitia que voos saíssem do país para outras partes do mundo, o que teria espalhado o vírus.

O presidente, que reafirmou que a Organização Mundial da Saúde é controlada pela China, disse que a OMS declarou falsamente que “não havia transmissão entre humanos” e depois deu informações equivocadas sobre casos assintomáticos. Com isso, Trump disse que a “ONU precisa responsabilizar a China pelos seus atos”.

Os Estados Unidos são atualmente a nação mais afetada pela pandemia do novo coronavírus, com quase 7 milhões de casos confirmados da doença. Trump disse que o país está buscando a vacina e que, quando o medicamento estiver pronto, vai “distribuir a vacina, vencer o vírus e acabar com a pandemia”.

Falando sobre meio ambiente, Trump disse que os EUA poluem menos que a China, e que aqueles que criticam o país mas não olham os impactos causados pela China “não estão interessados no meio ambiente. Eles só querem punir os EUA e eu não vou aceitar isso”.

Líder em direitos humanos

Trump também afirmou que o país é líder na luta pelos direitos humanos e que durante a sua administração, os EUA avançaram na liberdade religiosa, oportunidades para mulheres, seguiram descriminalizando a homossexualidade, combatendo medidas contra tráfico de pessoas e aborto.

O presidente também destacou os investimentos nas Forças Armadas, com 2,5 trilhões de dólares nos últimos 4 anos, e disse que o armamento americano é o melhor do mundo, mas espera não ter que usá-lo.

Acordos de paz

Trump disse que, durante os 4 anos de mandato, o país participou de diversas negociaçõe de paz. No discurso, ele diz que os EUA ajudaram Cuba e Venezuela e foram contra a nuclearização do Irã.

Os Estados Unidos também se creditam por terem matado o líder do Estado Islâmico e “obliterado” o grupo jihadista, além do assassinato de Qasem Soleimani, a quem Trump chamou de terrorista.

O presidente também destacou a participação no acordo entre os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Israel, que depois de anos, conseguiram estabelecer acordos comerciais. “Eles sabem o que é bom para eles e para o mundo”.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil de Araçoiaba da Serra prende suspeitos de tráfico durante “Operação Tríade”

Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil de Araçoiaba da Serra, com o apoio…

11 horas atrás

Estação de Tratamento de Água do Éden tem manutenção preventiva programada para domingo (17)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em continuidade ao seu programa…

12 horas atrás

Círculo Orquidófilo Sorocabano tem encontro gratuito no Jardim Botânico neste domingo (17)

O encontro mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) acontece neste domingo (17), das 9h às…

12 horas atrás

Lei aprovada na Alesp obriga condomínios a denunciar casos de violência doméstica

A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, Renata Zanin, foi entrevistada…

12 horas atrás

Postos do Poupatempo estarão fechados neste feriado da Proclamação da República

As unidades do Poupatempo em todo o Estado estarão fechadas nesta sexta-feira, 15 de novembro,…

12 horas atrás

Inspirado em experimentos genéticos, Anamnesis – filme em realidade virtual – será lançado em Sorocaba

Nos últimos anos, o artista multidisciplinar sorocabano Robson Catalunha vem se dedicando a criação de…

13 horas atrás