A Prefeitura de Votorantim iniciou quarta-feira (23) a demolição do pontilhão de concreto da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), que cruza as ruas Ovídio Godinho e Amirtes Luvison, no bairro da Chave. Um novo pontilhão com estrutura metálica será construído no local a fim de alargar a via, possibilitar o tráfego de veículos nos dois sentidos e implantar calçadas. O pontilhão antigo tinha cerca de seis metros de largura enquanto o novo, segundo a prefeitura, terá catorze metros.
De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), a obra orçada em R$ 500 mil está sendo realizada pela Increte Pisos e Construções e o prazo de conclusão é de quatro meses. Segundo a pasta, a área da obra é aproximadamente 400 metros quadrados e não houve necessidade de desapropriação.
Autor do livro “Contribuição à história de Votorantim”, lançado em 2017, o advogado, jornalista e pesquisador Roque Dias Prestes comenta que o pontilhão se tornou um dos marcos históricos do bairro da Chave. Ele lembra que o pontilhão original foi construído em 1892 para estender a linha férrea de Sorocaba, que saía da estação Paula Souza até à Fábrica de Tecidos Votorantim, chegando por fim no bairro de Santa Helena.
Presidente da Associação Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba (Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária), Eric Mantuan, comenta que o pontilhão original, de estrutura metálica, foi substituído pelo Grupo Votorantim entre as décadas de 1960 e 1970 com o objetivo de aumentar a capacidade de tonelada por eixo dos trens que levavam cimento e outros produtos das unidades da Votorantim. Conforme ele, o pontilhão remanescente da construção da ferrovia é o que passa sobre o rio Cubatão, a cerca de 500 metros do pontilhão do bairro da Chave.
Mantuan assinala que, sendo concluída com êxito, a substituição do pontilhão não acarretará prejuízos ao projeto do trem turístico-cultural Sorocaba a Votorantim, que em uma segunda fase chegará até à estação Votocel. Conforme a Sourb, nesta etapa da obra, maquinários estão retirando a atual estrutura. Numa próxima, serão colocadas uma nova estrutura juntamente com as linhas férreas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
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