Iniciado no dia 12 deste mês, o trabalho de intensificação na orientação e notificação a munícipes que apresentaram comportamentos que configuraram desperdício de água já recebeu 250 comunicados da população, por meio dos canais colocados à disposição pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. Desse total, 220 imóveis já foram visitados pelos agentes da autarquia.
A ação vem sendo desenvolvida diariamente por dezesseis agentes do Setor de Fiscalização e outros dois servidores da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba. As situações de desperdício possíveis de serem flagradas pelas equipes são principalmente lavagem de carros, garagens e calçadas com mangueira.
Nesses casos, o munícipe recebe uma notificação, cujo conteúdo solicita a colaboração, no sentido de que essas atitudes sejam abandonadas, para que haja condições de se manter o abastecimento regularizado na cidade como um todo, principalmente neste momento de altas temperaturas e de estiagem, evitando assim medidas de emergência, como o sistema de rodízio que vem sendo realizado nas regiões do Éden/Zona Industrial, Cajuru e Aparecidinha, como prevenção, visto que com a soma de fatores como o forte calor, consumo exagerado de água e consequente baixo nível dos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, existia o risco de ocorrer falta de água generalizada.
Nos casos de desperdício de água que ocorrem no interior dos imóveis, os agentes do Saae/Sorocaba estão entregando aos munícipes um folheto de orientação intitulado “Dê um banho de inteligência”, que apresenta dicas de economia de água, tais como jamais deixar a torneira aberta o tempo todo enquanto realiza atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres.
O material de divulgação distribuído inclui ainda outras orientações, como a de procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem e não fazê-lo todos os dias; tomar banhos de chuveiro curtos e corrigir situações de torneiras pingando e manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada.
Neste primeiro momento, a ação não tem caráter punitivo, e portanto não existe aplicação de multas, mas somente advertência e orientação.
Canais para a comunicação
Para receber as denúncias de comportamentos que caracterizem desperdício de água, a autarquia coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e o WhatsApp 15 9 8158 0356.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
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