Na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Rodoviária realizaram blitze de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta em três pontos da cidade.
A ação ocorreu nas avenidas Comendador Pereira Inácio, São Paulo e Nogueira Padilha e resultou na abordagem de 36 motociclistas e 15 autuações.
O intuito da ação de fiscalização é sensibilizar a população e coibir o ruído excessivo do escapamento de motocicletas. Esse tipo de poluição sonora causa um grande incômodo e danos à saúde, como surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia.
Das 15 autuações, quatro foram por infrações ambientais. O valor é de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. Além disso, a Polícia Rodoviária aplicou 11 multas baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Desde janeiro deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente está com uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para planejar as próximas ações, com o objetivo de realizar um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade. Para participar da pesquisa, o morador deve acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Não é necessário se identificar e a pesquisa é simples e rápida.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…