Categorias: Jornalismo

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começou hoje e vai até 12 de novembro

O horário eleitoral gratuito para o primeiro turno das eleições 2020 teve início nesta sexta-feira (9). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), canais de rádio e televisão vão transmitir a propaganda eleitoral até 12 de novembro, de segunda a sábado, em dois horários.

No rádio, vai ao ar das 7h às 7h10, e depois das 12h às 12h10. Já na televisão, a transmissão ocorre das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Caso haja segundo turno, a propaganda em rádio e televisão será feita entre 20 e 27 de novembro.

Conforme o TSE, as emissoras também deverão reservar em sua programação diária 70 minutos, no 1º turno, e 25 minutos, no 2º, para a veiculação de inserções de 30 e 60 segundos de propaganda eleitoral. Esse conteúdo deve ir ao ar das 5h às 0h, na proporção de 60% para candidatos a prefeito, e 40% para candidatos a vereador, para os quais a distribuição do tempo de propaganda é feita a critério do respectivo partido.

Somente 10% do tempo disponível para a propaganda gratuita no rádio e na televisão serão distribuídos igualitariamente entre os partidos políticos. Os 90% restantes serão distribuídos proporcionalmente, conforme a representação das legendas na Câmara dos Deputados.

Além disso, os programas de propaganda eleitoral na TV deverão ter transmissão inclusiva, com audiodescrição, legenda oculta e janela de Libras. Os filmes devem exibir os candidatos, podendo também mostrar texto, fotos, jingles ou clipes de música ou vinhetas, de maneira a informar o nome do candidato, seu partido e coligação, e o seu número. A aparição de apoiadores é permitida, desde que em companhia do candidato e limitada a 25% da duração do programa. São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.

A propaganda eleitoral segue a Resolução 23.610/2019 do TSE, e a violação das regras figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Apresentar propostas

Os oito candidatos a prefeito de Sorocaba prometem usar o horário eleitoral gratuito, no rádio e na TV, para apresentar propostas e planos de governo, informaram as assessorias de imprensa dos prefeituráveis.

Rodrigo Manga (Republicanos) tem o maior tempo, quase três minutos (2’54’’). As propagandas de rádio e TV serão pautadas nas propostas do plano de governo que o candidato desenvolveu para a cidade.

Jaqueline Coutinho (PSL) tem dois minutos e 33 segundos, e em seu primeiro programa a candidata contará um pouco sobre sua história pessoal e sua qualificação profissional para mostrar o tamanho das demandas de Sorocaba.

Raul Marcelo (Psol) tem um minuto e 16 segundos e irá apresentar propostas de governo, “além de lembrar dos sucessivos escândalos políticos, traições e a péssima gestão nos últimos quatro anos, e pedir voto.”

Maria Lúcia (PSDB) tem um minuto e 10 segundos e vai destacar sua experiência no cuidado com a cidade como presidente do Fundo Social de Solidariedade por oito anos, e apresentar propostas para uma cidade moderna.

Renan Santos (PDT) tem 48,7 segundos por conta da coligação Vamos Sorocaba e serão utilizados para mostrar o seu plano de governo, com suas propostas para que Sorocaba siga o caminho de cidade inteligente, evitando ataques.

Leandro Fonseca (Democratas) tem 39 segundos e irá trabalhar a história dele, mostrando seus valores pessoais e seu perfil profissional como médico e gestor. Além disso, “falará de sua indignação com o perfil político atual.”

Carlos Péper (Solidariedade) tem 21 segundos e nos primeiros programas irá falar de uma proposta para a área da saúde chamado “Anjos da Saúde”, que visa o atendimento preventivo da população.

O Professor Flaviano (Avante), com 15 segundos, irá aproveitar o espaço com estratégia e criatividade em suas exposições e com assertividade nas propostas construídas pelo seu plano de governo.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

15 horas atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

15 horas atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

15 horas atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

15 horas atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

16 horas atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

16 horas atrás