O presidente Jair Bolsonaro visitará as instalações do Centro Experimental Aramar, em Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba, nesta quarta-feira (21), às 10h.
Ele vai acompanhar a cerimônia que marca o início da montagem do reator que, futuramente, será replicado na construção do “Álvaro Alberto”, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
A presença dele na cerimônia foi confirmada pela Secretaria de Imprensa do governo federal e pela Marinha do Brasil.
A cerimônia acontecerá no complexo do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene), onde o protótipo em terra da planta de propulsão nuclear está sendo construído, e contará ainda com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, além de outras autoridades e representantes de órgãos, instituições e empresas participantes do Programa Nuclear da Marinha e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O início da montagem do reator corresponderá ao chamado “batimento de quilha”, tradição naval que representa o início da construção de um navio. No caso da planta nuclear, a tradição será seguida com a instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção, que também é chamado de “Bloco 40” no Labgene.
Ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado no Labgene será instalado no submarino “Álvaro Alberto”, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos ou testados os quatro submarinos com propulsão dieselelétrica também previstos no Prosub: o “Riachuelo” (S-40), o “Humaitá” (S-41), o “Tonelero” (S-42) e o “Angostura” (S-43).
Com o PNM e o Prosub, dois complexos programas da Defesa, o Brasil conquistará a capacidade de projetar, construir, operar e manter submarinos com propulsão nuclear, competências detidas atualmente por apenas cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.
Com informações da Marinha do Brasil
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…