Diretores, engenheiros e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba estiveram reunidos no final da tarde desta quinta-feira (22), na sede administrativa da autarquia, localizada no Jardim Santa Rosália, para a avaliação do quinto ciclo do rodízio no abastecimento implantado nas regiões dos bairros do Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru, e diante dos dados e informações analisados decidiram pela manutenção do sistema por mais uma semana, visto que o quadro pouco mudou.
A continuidade se dará nos mesmos moldes dos últimos sete dias, com todos os bairros envolvidos sendo abastecidos das 6h às 18h, enquanto que das 18h às 6h ocorre a interrupção na distribuição de água, para que o sistema das represas Castelinho/Ferraz, que abastece essa região, continue sendo preservado e não ocorra o esgotamento e a consequente falta de água generalizada.
A decisão pela manutenção do rodízio por mais um ciclo de sete dias ocorreu com base em alguns parâmetros estudados, tais como os níveis das represas, o comportamento de consumo da população e as previsões de temperaturas e principalmente de chuvas, que não estão sendo concretizadas, visto que nas precipitações ocorridas nos últimos dias, o volume medido na região do Éden, Cajuru e Aparecidinha foi de apenas 1,4 milímetro.
Conforme os dados analisados na reunião desta quinta-feira, o sistema Castelinho/Ferraz continua com os mesmos 20% de sua capacidade total. Porém, se por um lado não houve recuperação, a autarquia conseguiu manter os níveis, por meio da manutenção da média entre 50% e 70% de diminuição no volume de água captado nas duas represas.
No quinto ciclo do rodízio a economia no uso da água por parte da população foi de 15%, um ponto percentual abaixo do verificado na semana anterior, como reflexo do fato da região do Cajuru ter passado a receber água durante o dia. No primeiro ciclo essa economia foi de 25%, nos dois seguintes de 15% e no quarto ciclo 16%.
Quanto às demais represas que abastecem Sorocaba, Ipaneminha está com 75% de sua capacidade total e Itupararanga com 54%. Na próxima semana uma nova reunião de avaliação será realizada, quando os números apesentados no sexto ciclo serão analisados.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…