As tarifas das contas de energia elétrica de casas e pequenos comércios de 14 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba tiveram um aumento de quase 9% nesta sexta-feira (23).
O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na terça-feira (20) e é válido para os 27 municípios no interior de São Paulo e Baixada Santista atendidos pela concessionária CPFL Piratininga.
Além de Sorocaba, o reajuste também abrange moradores das cidades de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque e Votorantim.
Neste ano, a tarifa terá um acréscimo médio de 9,82%. Para os consumidores de baixa tensão, como residências e pequenos comércios, o aumento médio será de 8,95%. Já para as indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, ligados à alta tensão, o reajuste médio será de 11,27%.
De acordo com a CPFL, o aumento na conta de luz leva em conta a atualização dos custos com a compra, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de outros encargos do setor. A concessionária alega que um dos fatos que influenciou no reajuste foi a alta do dólar, já que o preço da energia produzida na usina de Itaipu, a maior do país, é definido na moeda americana.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…