Categorias: Jornalismo

Cemitérios de Sorocaba não abrirão para visitantes no Dia de Finados

Os cemitérios municipais e particulares de Sorocaba permanecerão fechados no Dia de Finados, que ocorre na próxima segunda-feira (2). Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informa que os serviços dos cemitérios permanecem inalterados, porém, a visitação continua suspensa, conforme instrução normativa da pasta, em conjunto com a Secretaria da Saúde, publicada no dia 19, no Jornal Município de Sorocaba.

Diz a instrução normativa que “está mantida a suspensão da visitação em cemitérios, públicos e particulares, durante o estado de calamidade por conta da pandemia do novo coronavírus, em especial, no dia 02/11/2020, Dia de Finados”. Em Sorocaba, desde o dia 20 de março, os visitantes não podem mais ir aos cemitérios.

Além de dois cemitérios particulares, Sorocaba conta com quatro cemitérios públicos: Cemitério da Saudade, no bairro Além Linha; Cemitério da Consolação, na Vila Haro; Cemitério Santo Antônio, no Wanel Ville; e o Cemitério de Aparecidinha.

A pandemia também provocou alteração dos velórios em Sorocaba. De acordo com decreto nº 25.906, de 21 de setembro, é permitida a realização de velório ou funeral nos casos confirmados de Covid-19, quando o falecimento ocorrer fora do período de infectividade da doença, observando número de familiares presentes limitados a dez pessoas, durante toda a cerimônia, de preferência os familiares mais próximos, sem possibilidade de rodízio entre pessoas e tempo da cerimônia limitado a quatro horas.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem liberação de visitas a cemitérios durante o Dia de Finados, mas a decisão final sobre a permissão é das prefeituras.

“O nosso Centro de Contingência, com mais de 20 médicos e especialistas, não estabeleceu nenhuma restrição aos cemitérios. Recomenda expressamente a quem for, que usem máscara, evitem aglomerações e respeitem o distanciamento social”, destacou o governador.

Outras localidades brasileiras tomaram decisão semelhante, como Belo Horizonte e Brasília. Na capital federal, contudo, a arquidiocese local decidiu não realizar missas nos cemitérios, restringindo as celebrações a paróquias e capelas.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Inscrição para Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) termina nesta terça

O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza  para o…

3 horas atrás

Campanha “Novembro Azul” é destaque para a BRT Sorocaba

Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…

5 horas atrás

Prefeito reeleito em Iperó segue com planejamento e novas ações

Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…

6 horas atrás

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

6 horas atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

6 horas atrás

Vereador eleito Alexandre da Horta é entrevistado no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

6 horas atrás