Alunos e responsáveis da Escola Estadual Maria Ondina Andrade, no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba, estão aprendendo Libras (Língua Brasileira de Sinais) com ajuda de uma professora voluntária, por meio do projeto “Palavras Não Bastam”.
A ação foi criada depois que um aluno manifestou interesse em aprender a ser comunicar por Libras porque a mãe é deficiente auditiva.
A gestão da unidade, então, procurou parcerias e encontrou a professora Cristiane Kaltner, que mora em Orlando, nos Estados Unidos. As aulas semanais ocorrem no ambiente online, via Teams, por meio de uma sala virtual.
O aluno Willian Augusto Machado da Silva, de 15 anos, que inspirou o projeto, conta que aprender Libras tem mudado a maneira como ele enxerga e se relaciona com o mundo. “É muito importante que possamos incluir todas as pessoas. Por isso, vou levar as libras por toda a minha vida. É uma abertura de novas possibilidades”, contou.
A diretora da escola, Catia Carrasco Marques, acredita na mudança que o projeto pode ajudar a propor na sociedade. “Os alunos e pessoas com deficiência têm direito ao respeito e igualdade, e isso deve sempre ser oferecido”, disse.
Com informações do Governo de SP
Edição – Alessandra Santos
Está de volta a Sorocaba a grande produção do Entreatus neste ano: o musical Alô,…
Na última quinta-feira, 31 de outubro, uma operação conjunta entre o Setor de Investigações Gerais…
A Rota Sorocabana, um conjunto de rodovias que desempenha um papel crucial na infraestrutura de…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que quem entrar com…
Há dez anos, o Sesc Sorocaba dava início a um movimento transformador com o projeto…
Nesta sexta-feira (1º), o Governo de SP realizou o leilão para concessão dos serviços lotéricos…