Categorias: Jornalismo

Visitantes de cemitérios têm de obedecer normas

O Dia de Finados, celebrado no Brasil e em alguns outros países no dia 2 de novembro, é um dia dedicado à memória de entes queridos que já se foram e faz com que centenas de pessoas busquem os cemitérios para depositar flores, velas e seus sentimentos e orações em relação a seus entes queridos.

Os cemitérios públicos de Sorocaba, Saudade, Santo Antônio, Consolação e Aparecidinha e os privados Memorial Park e Pax, costumam receber milhares de visitantes no feriado de Finados. No ano passado, os cemitérios receberam aproximadamente 50 mil pessoas. De acordo com a Serpo, o número de pessoas circulando pelos espaços nessa época varia de acordo com o dia da semana no qual a celebração cai. Quanto mais próximo a final de semana, menos gente visita seus mortos; isso por conta da extensão de dias de descanso, com feriado prolongado, por exemplo.

Os critérios de observação das condições para essas visitas foram definidos por meio de normativa que a Prefeitura publicou no jornal Município de Sorocaba.

A área destinada ao sepultamento de vítimas da Covid-19 no Cemitério Santo Antonio estará isolada e fora do perímetro de visitação. Os visitantes poderão fazer suas orações, preces, acender velas e deixar flores às vítimas da Covid-19. Entretanto, isso só vai poderá acontecer respeitando-se a delimitação do espaço, a restrição da área que permite maior segurança.

O chefe da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, Eliseu Solyom dos Santos, recomenda, ainda, que aquelas pessoas consideradas do grupo de risco evitem fazer a visita na segunda-feira (2), já que os cemitérios poderão receber um número elevado de pessoas. Segundo ele, os cemitérios reabrem ao público a partir desse dia, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de visitação mais tranquila, com menos gente nos dias subsequentes.

A Serpo pede, também, que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados para obter a localização da sepultura de seu ente e, assim, evitar fila na administração do cemitério. O horário de visitação será das 8hs às 16h30.

Flores e dengue

A Divisão de Zoonoses, preocupada com a previsão de chuvas nesses dias faz uma orientação acerca das homenagens de Finados. É importante que o cidadão tenha consciência de que a dengue é uma realidade e, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, as flores devem ser levadas sem sacos plásticos, ou celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas. O ideal é optar por vasos de plantas com furos embaixo, para escoar a água. Outra opção é o uso de flores artificiais, pois plantas naturais precisam de vaso com água. Essas medidas são de extrema importância para evitar criadouros do mosquito. 

Jornal Cruzeiro do Sul, com informações da Prefeitura de Sorocaba.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Operação “Lobo Mau” do Gaeco de São José do Rio Preto, tem alvo em Sorocaba

A operação, que recebeu o nome de ‘Lobo Mau’, foi deflagrada pelo Grupo de Atuação…

11 horas atrás

Rota Sorocabana terá investimento de R$ 8,8 bilhões em novo contrato de concessão

O Grupo CCR venceu o leilão para a concessão da Rota Sorocabana. Com investimento de…

12 horas atrás

Toyota lança pedra fundamental de sua nova fábrica de Sorocaba

A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba em…

12 horas atrás

Livro “Sinais de Amor” fala sobre a falta de inclusão dos surdos no Brasil

Você sabia que são mais de são mais de 10 milhões de surdos no Brasil…

14 horas atrás

Sexo e Vida com Lister Salgueiro 31/10/2024

O médico Lister Salgueiro, especialista em reprodução humana, participou do Jornal da Cruzeiro nesta quinta-feira…

16 horas atrás

“O futuro já começou” disputa as eleições para a OAB Sorocaba

A chapa 1 “O futuro já começou” disputa as eleições para a Subseção de Sorocaba…

16 horas atrás