Categorias: Programas

Abertura de Museu Maçônico terá exposição e solenidade em Sorocaba

Uma exposição com retratos de personalidades que se destacaram na história da região celebra a abertura do Museu Maçônico de Sorocaba e Votorantim em cerimônia que ocorre amanhã, às 10h, no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

O evento, aberto a todos os interessados, oficializa a instalação do museu, com estatuto constituído no ano passado e que teve a inauguração de maio adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que uma programação mais abrangente seja oferecida ao público em geral no ano que vem, diante de um eventual controle da pandemia.

Idealizado pelo Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim, o Museu Maçônico tem como objetivo principal ser um braço cultural da fraternidade maçônica destas duas cidades e, ao mesmo tempo, um espaço formativo revelando para os cidadãos memórias e singularidades da vida e das ações realizadas pela ordem na região.

O museu, com acervo ainda em formação, funcionará inicialmente na sede do IHGGS, mas poderá ganhar uma sede própria no futuro. Segundo o presidente do Museu, o empresário Cláudio Lamedica, a inauguração representa o “primeiro passo” para a criação de uma instituição cultural aberta a todos os cidadãos da região. “Sonhamos com a criação de uma biblioteca especifica, um acervo representativo, um café e quem sabe, no futuro, um teatro”, afirma.

Lamedica afirma que a ideia que o museu vai reunir livros, fotografias, documentos históricos e artefatos da Maçonaria e que esse acervo está sendo construído por meio da doação e empréstimo dos membros das 39 lojas maçônicas existentes em Sorocaba e Votorantim.

Ele destaca que várias cidades da América do Sul e dos Estados Unidos que visitou possuem museus dedicados à memória maçônica que ajudam a contar a importância da organização junto à sociedade. “Queremos desmistificar a Maçonaria em toda a sociedade e ajudar a contar e a entender os episódios importantes e decisivos da história de Sorocaba e de Votorantim que ela participou”, comenta. A instalação do Museu Maçônico integra a semana Aluísio de Almeida realizada pelo IHGGS organizada pelo professor Adilson Cezar e voluntários.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

10 horas atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

10 horas atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

10 horas atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

10 horas atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

11 horas atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

11 horas atrás