Categorias: Jornalismo

Campanhas contra ‘pólio, sarampo e multivacinação terminam nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (13), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação. Quem ainda não se vacinou deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa, sempre das 8h às 16h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco da reintrodução dos vírus, promovendo o acesso às vacinas e a atualização da situação vacinal como efetivo aumento das coberturas vacinais; o que contribui para a diminuição da incidência dessas doenças.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 14.726 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar, o que significam 47,11% do público-alvo nessa faixa etária que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo que não possui cobertura imunizou 6.707 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.

Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.

Segundo a supervisora de imunização da SES, Ane Pontes Gomes, os pais e responsáveis são importantes nas campanhas no processo de controle dessas doenças. “Os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, alerta.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil orienta sobre cuidados com as chuvas típicas de verão

O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…

5 horas atrás

Ídolo do futsal, Rodrigo Capita, é entrevistado do Fome de Bola

O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…

5 horas atrás

Bi-campeão brasileiro de boxe, Bruno The Hunta, é entrevistado no Fome de Bola

Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…

5 horas atrás

Avião de pequeno porte ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…

7 horas atrás

Marinha retoma busca por vítimas de queda de ponte entre MA e TO

A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…

7 horas atrás

Polícia Civil de Tietê prende suspeito de integrar organização criminosa

Na noite de terça-feira (07), a Polícia Civil de Tietê, por meio do Setor de…

8 horas atrás