Os estoques de sangue do Hemonúcleo, da Associação Beneficente de Coleta de Sangue de Sorocaba (Colsan) estão muito baixos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a unidade local chegou a registrar 40% de redução na sua reserva e está necessitando reforçar o estoque. A forte queda de doação é um reflexo do período de pandemia do novo coronavírus.
A Secretaria pede que a população doe sangue para aumentar a coleta e a disponibilidade de bolsas para a rede de saúde. Informou ainda que, em Sorocaba, as maiores demandas são pelos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e também A-. Mas doadores de todos os tipos de sangue podem comparecer ao Hemonúcleo, desde que estejam dentro dos critérios exigidos pela Secretaria de Saúde.
O procedimento pode ser agendado pelo site da Colsan (www.colsan.org.br) ou pelo aplicativo de celular “Colsan – Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para download em aparelhos com sistemas Android e iOS.
Por conta da pandemia, novos protocolos de proteção contra o vírus foram adotados. Os postos de coleta respeitam o distanciamento social e disponibilizam álcool gel para higiene das mãos. Os profissionais da área técnica receberam orientações para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde dos doadores e dos profissionais da saúde.
Os critérios de triagem dos candidatos à doação de sangue também foram atualizados. Ficam inaptos ao procedimento aqueles tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença; participantes de teste de vacina experimental contra a Covid-19; profissionais de saúde que tiveram contato direto com pacientes infectados e pessoas com gripe ou resfriado.
Doar sangue ajuda a salvar vidas, reforça o Hemonúcleo de Sorocaba. E, para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Os detalhes podem ser consultados no site da Colsan.
Em Sorocaba, os interessados em fazer a doação podem comparecer ao Hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (15) 3224-2930 / (15) 3332-9464.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
Edição – Cibelle Freitas.
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…