Das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), oito serão governadas pelo PSDB, partido mais vitorioso da região nas eleições municipais de 2020, seguido pelo PSD, que venceu em três. Ao todo, nove prefeitos foram reeleitos na RMS e outros três que já comandaram o Executivo em gestões passadas retornarão ao posto em 2021. O número de cidades governadas por mulheres subirá de duas para três.
Com exceção de Sorocaba, todas as cidades da RMS foram definidas em primeiro turno. A tradicional emoção da contagem dos votos minuto a minuto foi substituída pela angústia decorrente da demora na apuração dos votos em todas as 26 cidades da RMS. Em função de instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a divulgação do resultado da maior das cidades da RMS sequer tinha começado passadas mais de duas horas do término da votação. A primeira atualização, com os resultados parciais, ocorreu por volta das 17h43 em Cesário Lange e Cerquilho, mas, depois, ficou paralisada até 22h20, com resultados retroativos a 20h16.
A totalização dos votos na maior parte dessas cidades foi divulgada pouco depois das 23h e revelou alguns pleitos acirrados. Em Sarapuí, Professor Gustavo (PSDB) foi eleito com a diferença de 27 votos sobre Élito (MDB). O tucano recebeu 2.297 votos (41,23% dos votos válidos) enquanto o seu principal adversário ficou com 2.270 votos (40,75%). Ari Bueno (Solidariedade) teve 18,02% (1.004 votos).
Em Cesário Lange, a disputa foi polarizada e Dinho (PSDB) obteve 51,49% (4.611 votos) e venceu Gerson da Farmácia (DEM), com 48,51% (4.344 votos). Além de Sarapuí e Cesário Lange, o PSDB venceu em Salto de Pirapora, com Mateus Marum, e em Votorantim, com Fabíola Alves. A legenda ainda garantiu a reeleição em Tatuí, com Maria José Gonzaga; Capela do Alto, com Kéke; em Cerquilho, com Aldo Sanson; e Tietê, com Vlamir Sandei.
A vitória com vantagem mais elástica em toda a RMS foi em Porto Feliz. O atual prefeito Dr. Cássio (PTB) foi reconduzido ao cargo com 92,10% dos votos válidos, ficando à frente de Marola (DEM), com 5,70% e Miguel Arcanjo (Rede), com 2,21% (607 votos).
Juntamente com Dr. Cássio e os quatro tucanos já citados, mais cinco prefeitos conseguiram se reeleger: Guilherme Gazzola (PL), em Itu; Simone Marquetto (MDB), em Itapetininga; João Paulo Carioca (PSD), em Alambari; e Antonio Piassentini Bimbão (Solidariedade), em Alumínio.
A lista de prefeitos da RMS conta, ainda, com três prefeitos eleitos que já governaram a cidade em outras ocasiões. São os casos de Edson Marcusso (Cidadania), em Boituva; Toninho Gemente (PSD), em Mairinque; e Todesco (PSB), em Tapiraí.
Por outro lado, perderam a reeleição Fernando Oliveira (DEM), em Votorantim; Geraldo Garcia (PP), em Salto; Dirlei Salas (PV), em Araçoiaba da Serra; e Cláudio Góes (PSDB), em São Roque.
O número de prefeituras governadas por mulheres subiu de duas para três e representa 11% das 26 cidades da RMS. Além de Simone Marqueto e Maria José Gonzaga, reeleitas em Itapetininga e Tatuí respectivamente, Fabíola Alves (PSDB) venceu em Votorantim.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
Edição – Cibelle Freitas.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…