As campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação em Sorocaba foram, novamente, prorrogadas. Desta vez, a data final da campanha é 30 de novembro. A aplicação das vacinas ocorre das 8h às 16h nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O objetivo da ação é reduzir o risco da reintrodução dos vírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e promover o aumento das coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 16.197 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar contra a poliomielite, o que significam 51,82% do público-alvo nessa faixa etária que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo, que não possui cobertura, imunizou 6.916 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.
Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.
Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.
Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/
Com informações da Prefeitura de Sorocaba.
Edição – Cibelle Freitas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…